Ford revela Fiesta elétrico na Europa

Hatch possui tecnologia eWheelDrive, com motores elétricos instalados nas rodas traseiras; montadora promete mais dois modelos até 2015

Ford Fiesta eWheelDrive | Imagem: Divulgação

A Ford em conjunto com a empresa alemã Schaeffler, apresentou na Bélgica um protótipo elétrico do hatch Fiesta. Chamado de eWheelDrive, o modelo conta com motores elétricos instalados nas rodas traseiras. Até 2015, a marca pretende apresentar mais dois modelos com esta tecnologia.

Segundo a montadora norte-americana, este sistema permite que sejam instalados em cada unidade de cubo de roda o motor elétrico, freios e sistemas de refrigeração, economizando muito espaço em comparação ao que temos atualmente. Sobraria espaço para bagagens no compartimento destinado à acomodação do motor, por exemplo, além de permitir melhorias na mobilidade, já que seria possível desenvolver modelos compactos, porém, com o mesmo espaço interior.

Basicamente, a empresa afirma que um carro de quatro pessoas poderia ocupar o espaço de um veículo de duas pessoas e, além disso, o sistema de direção eWheelDrive permitiria que o automóvel se movesse lateralmente, facilitando na hora de estacionar.

Atualmente, a Ford possui cinco modelos de carros verdes: o Focus Electric, que é 100% elétrico, dois híbridos plug-in, que podem ser recarregados na tomada (C-Max Energi e Fusion Energi) e dois híbridos com recarga feita pelo próprio veículo (C-Max Hybrid e Fusion Hybrid). Para os três primeiros, em que o motorista pode recarregar a bateria em estações externas ou, no futuro, até mesmo dentro de casa, a Ford disponibiliza um aplicativo para Android e iOS chamado Ford Mobile.

Curiosamente, no início do mês de abril, a Ford entrou com pedido de registro da marca iLUV no Departamento de Marcas e Patentes dos Estados Unidos. Trata-se de um veículo urbano que se enquadrou no segmento de automóveis como aparelho de locomoção por terra, ar ou água. No entanto, a montadora ainda não se pronunciou sobre o assunto.