Futuro Citroën nacional: flagras reforçam proposta compacta do SUV

Modelo finaliza testes na Índia antes da estreia prevista para o segundo semestre
Flagra do projeto CC21 da Citroën em testes na Índia

Flagra do projeto CC21 da Citroën em testes na Índia | Imagem: RushLane

Na medida em que a estreia do inédito SUV subcompacto da Citroën vai se aproximando, novos flagras ajudam a construirmos uma ideia cada vez mais próxima do que será o modelo final.

Imagens recentes captadas na Índia publicadas pelo site RushLane com o modelo realizando alguns testes deixam claro que a intenção da Citroën será mesmo focar no cada vez mais intenso segmento de SUVs subcompactos, que ganhou força recentemente no país asiático com o surgimento de modelos como o Renault Kiger, Nissan Magnite, Hyundai Venue, entre outros.

Conhecido como o projeto CC21, a novidade da Citroën toma como base a moderna plataforma CMP desenvolvida pelo conglomerado francês PSA antes de sua fusão com a FCA. Além do crossover, o programa C-Cubed, no qual o projeto CC21 está integrado, ainda contempla um hatch e um sedã, todos de pequeno porte.

Sabendo que a Stellantis vai basear seu portfólio completo de produtos tendo como guia a complementaridade, é possível que o crossover da Citroën seja até menor do que o projeto 363 da Fiat, o qual já teve suas primeiras imagens reveladas e é amplamente baseado no Argo.

Projeção de Kleber Silva para o futuro crossover nacional da Citroën
Projeção de Kleber Silva para o futuro crossover nacional da Citroën
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

É fato que, pelas fotos, o futuro crossover da marca francesa será quase um hatch com maior altura em relação ao solo. De acordo com apurações da imprensa indiana, é provável que o novo modelo conte com um padrão de acabamento acima da média e mais arrojado, como costumamos encontrar no portfólio da Citroën. 

Projeção de Kleber Silva para o futuro crossover nacional da Citroën
Projeção de Kleber Silva para o futuro crossover nacional da Citroën
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Enquanto para a Índia está cotado o uso de um motor 1.2 turbo flex, aqui no Brasil provavelmente a novidade poderá chegar ao mercado utilizando o mesmo motor 1.6 16V hoje utilizado no Citroën C4 Cactus. A ideia é que o crossover conte com preço acessível, logo sobra pouca margem para a Citroën apostar em um catálogo de propulsores mais moderno. Talvez, até a estreia da novidade, o novo motor 1.0 turbo da família GSE que a Stellantis produzirá em Betim (MG) possa ser considerado para as versões mais caras do modelo. 

Aqui no Brasil, o crossover pequeno da Citroën está confirmado para começar a ser produzido no segundo semestre deste ano em Porto Real (RJ). A fábrica já encontra-se pronta para produzir modelos sobre a plataforma CMP e a novidade será uma grande aposta para re-erguer a marca por aqui. Vamos acompanhar. 

Flagra do projeto CC21 da Citroën em testes na Índia
Flagra do projeto CC21 da Citroën em testes na Índia
Imagem: RushLane

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa