Futuro SUV-cupê da Volkswagen no Brasil vai dando as caras

Novidade chegará ao mercado no segundo trimestre de 2020
Projeção de Kleber Silva acerca do futuro Volkswagen T-Sport

Projeção de Kleber Silva acerca do futuro Volkswagen T-Sport | Imagem: Kleber Silva

Com a proximidade de sua estreia no mercado – considerando todo o planejamento que desenvolver um carro novo exige – aos poucos os protótipos definitivos do New Urban Coupé vão se mostrando cada vez mais nas ruas, como alguns flagras recentes comprovam. A novidade é esperada para debutar globalmente no segundo trimestre de 2020, provavelmente em maio do ano que vem, com as vendas começando logo depois.

Com o nome ainda não confirmado de T-Sport, o futuro SUV compacto produzido em São Bernando do Campo (SP) promete ser uma aposta de sucesso da Volkswagen no Brasil. Com a esportividade e as linhas mais dinâmicas de um cupê, o novo modelo deverá cativar muita gente que procura um utilitário esportivo arrojado, receita que mostrou-se vitoriosa nos segmentos premium.

A grande dúvida que permanece sobre o SUV que vai resultar do New Urban Coupé é o seu posicionamento dentro da linha Volkswagen. Ao combinarmos as imagens mais recentes do modelo em testes com alguns testemunhos de quem visualizou o protótipo rodando nas ruas e avenidas, algumas peças desse quebra-cabeça começam a se juntar.

Ao que tudo indica, o futuro T-Sport/New Urban Coupé deverá mesmo ter o porte de um SUV compacto como o atual T-Cross, porém com um entre-eixos menor. Essa decisão da VW pode até favorecer a agilidade nas respostas dinâmicas do carro, o que deverá ser um forte apelo para o futuro SUV-cupê nacional. Se o espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro pode ser menor em relação ao SUV paranaense, o futuro utilitário esportivo da VW poderá oferecer um porta-malas mais generoso em relação ao T-Cross. Isso poderá ocorrer em grande parte devido ao design da carroceria. A silhueta cupê favorece ganhos na parte traseira do carro, em especial devido ao caimento do teto mais inclinado e não tão abrupto como ocorre em um SUV convencional.

Em termos de comprimento, tanto o SUV produzido no ABC Paulista como o T-Cross deverão ser bem equivalentes, talvez com o futuro modelo sendo pouca coisa menor do que o SUV fabricado em São José dos Pinhais.

No campo dos motores, ganha cada vez mais força nos bastidores a informação de que o modelo final resultante do conceito New Urban Coupé ofereça sob o capô o propulsor 1.0 TSI. Caso isso se confirme, podemos esperar por valores mais convidativos em relação ao T-Cross. O SUV inédito deverá ser exportado para o mercado argentino com motor 1.6 16V, segundo noticia a mídia especializada do país vizinho.

A Volkswagen aposta alto no projeto do New Urban Coupé aqui no Brasil e não é sem razão. O projeto, que foi desenvolvido pelos times de engenharia e design da empresa em nosso país, foi tão bem aceito pela matriz que a novidade será até mesmo produzida e comercializada na Europa. Interessante lembrarmos também que o futuro SUV-cupê da marca por aqui vai estrear uma nova central multimídia projetada também no Brasil.

Logo, se você está de olho em comprar ou trocar seu carro atual por um SUV compacto, talvez seja interessante aguardar a estreia do futuro modelo que a Volkswagen produzirá em São Bernardo do Campo. A novidade deverá mexer bem com o mercado, em especial se chegar com um custo-benefício competitivo como é esperado.

Grande destaque do T-Sport, caso o nome escolhido for esse, será o visual SUV-cupê
Grande destaque do T-Sport, caso o nome escolhido for esse, será o visual SUV-cupê
Imagem: Kleber Silva

Assine a newsletter semanal do AUTOO!