Honda chega a um milhão de carros produzidos no Brasil

Marca japonesa alcança volume 15 anos após a inauguração da fábrica em Sumaré (SP)

Honda já produziu 1 milhão de carros no Brasil | Imagem: Honda

A divisão brasileira da Honda divulgou nesta terça-feira (7) que alcançou a marca de um milhão de automóveis produzidos na fábrica de Sumaré (SP), em operação desde 1997. O milionésimo carro da montadora japonesa produzido no país foi um Civic, que por sinal também foi o primeiro veículo a estrear a linha de montagem paulistana, mas de duas gerações passadas.

Segundo contagem da fabricante no país, nesses 15 anos de atividades a planta entregou mais de 460 mil Civic, 420 mil Fit e outros 110 mil City, que foram emplacados no Brasil e Mercosul.

Quando entrou em operação, a unidade no interior de São Paulo empregava 400 funcionários e o ritmo de produção era de 20 carros por dia. Hoje os números são mais significativos: são 3.200 colaboradores responsáveis por produzir 619 veículos diariamente em dois turnos de atividade.

Na fábrica em Sumaré (SP) são realizados os processos de estamparia, hemming (processo em que as chapas estampadas são agregadas para construir peças como porta-malas, porta e capô), fundição, solda, pintura, usinagem, montagem de motores e transmissão mecânica, pintura e injeção de plásticos, linha de montagem e inspeção final. Em cada uma dessas áreas, robôs, maquinários de ponta e profissionais qualificados garantem a qualidade dos processos.

Honda
Honda

A fábrica em Sumaré (SP) opera desde 1997. Nesse período a produção passou de 20 carros/dia para 619 carros/dia

“Este momento é uma grande alegria para todos. Olhar para trás e ver tudo o que construímos nesta fábrica é uma satisfação enorme e mérito de cada um dos colaboradores que têm se dedicado à produção dos automóveis da nossa marca”, comemorou Carlos Eigi, diretor geral da Honda Automóveis do Brasil, que participou da cerimônia de finalização do milionésimo carro da marca produzido no país.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!