Honda confirma SUV nacional em Itirapina
Nova fábrica da marca produzirá o jipinho Vezel, além dos novos Fit e City, em conjunto com a unidade de Sumaré
A Honda lançou nesta terça-feira, 26, a pedra fundamental da sua nova fábrica no Brasil, na cidade de Itirapina, SP. O evento contou a com participação do presidente mundial da montadora, Takanobu Ito, que ressaltou a importância do mercado brasileiro para a empresa.
A nova fábrica já tem definido, inclusive, os modelos que fabricará: os novos Fit e City e o aguardado Vezel, jipinho que foi mostrado na semana passada no Salão de Tóquio. O modelo, aliás, não se chamará “Vezel” no Brasil, embora a Honda tenha registrado sua patente no INPI. Segundo um executivo ouvido pelo AUTOO, “o nome será outro, ainda guardado a sete chaves”.
A nova unidade dividirá a produção dos três modelos com Sumaré, onde fica sua maior unidade no Brasil (a Honda também possui uma fábrica de motos em Manaus). O primeiro modelo da família será o Fit de 3ª geração, que chegará ainda no 1º semestre. Em seguida, teremos o sedã City, revelado nesta segunda-feira na Índia.
O Vezel deve começar a ser montado em Sumaré em 2015 e migrar para a nova planta meses depois. A expectativa da Honda é começar a operar em Itirapina com um turno dentro de dois anos até que a capacidade de 120 mil unidades seja atingida.
Produção dobrada
Com a nova fábrica, a Honda passará a ter capacidade para 240 mil veículos/ano no Brasil, além de 30 mil unidades da unidade argentina. Hoje a Honda opera no limite em Sumaré e é obrigada prejudicar as vendas de um modelo para atender a demanda pelo outro – lá é feito também o Civic.
Veja também: veja quais serão os próximos jipinhos do mercado nacional
Em 2015, quando começar a operar, Itirapina desafogará Sumaré aos poucos, concentrando sua produção na família Fit. Numa segunda etapa, a nova unidade poderá produzir um compacto popular, o que não era possível apenas com Sumaré. A montadora, no entanto, refuta que entrará no segmento mais concorrido do mercado. Mas, com o avanço das marcas rivais Toyota e Hyundai, esse cenário está cada vez mais viável.
A fábrica de Itirapina receberá um investimento de R$ 1 bilhão e gerará cerca de 2 mil empregos diretos. O município escolhido pela Honda para abrigar seu parque industrial fica a 214 km de São Paulo, é vizinho de Limeira e possui pouco mais de 15 mil habitantes.