Honda testa tecnologia para reduzir congestionamentos

Montadora cria aplicativo que monitora a aceleração e frenagem dos carros e avisa se o motorista estiver atrapalhando o tráfego

Aplicativo criado pela Honda que ajuda a reduzir congestionamentos | Imagem: Divulgação

A Honda realizou recentemente na Indonésia testes para verificar a eficácia de um novo sistema de navegação que, segundo a marca, ajudará a reduzir frenagens bruscas, acidentes e, consequentemente, congestionamentos nas grandes cidades. Trata-se de um aplicativo para smartphones que monitora a aceleração e desaceleração do veículo e muda a cor do display para alertar o motorista caso ele esteja dirigindo fora do ritmo do tráfego local.

Desenvolvido pela montadora em colaboração com o Centro para Pesquisa Avançada de Ciência e Tecnologia da Universidade de Tóquio, no Japão, o sistema consiste na utilização de radares que detectam o congestionamento da via e monitoram a aceleração e frenagem do veículo.

Aplicativo da Honda
Divulgação

Com o sistema da Honda, veículo antecipa frenagem evitando perda de tempo

Caso o sistema detecte que o condutor esta dirigindo de maneira que possa causar, ou piorar, um engarrafamento, o sistema aconselha o motorista a adotar outro tipo de condução, estendendo este comportamento aos demais motoristas da via conectados ao sistema. Segundo a marca, o efeito pode ser maximizado se vários veículos estiverem conectados à internet, já que as informações serão transmitidas aos demais, que conduzirão os veículos de maneira uniforme.

Segundo a Honda, além de ajudar ao resolver o tráfeco desordenado, é esperado que com este sistema ocorra uma redução do consumo de combustível em mais de 20%. Entre seus projetos da marca para contribuir com a mobilidade urbana, está um sistema on-board que fornecerá informações sobre áreas congestionadas. Para motocicletas e outros tipos de veículos, a empresa estuda o desenvolvimento de mecanismo que utilize como alerta efeitos sonoros ou vibratórios.

Veja mais: Conheça os aplicativos de celular para fugir do trânsito

Não é novidade que os motoristas das grandes cidades já utilizem aplicativos de telefone para tentar escapar dos engarrafamentos. Além de alguns serem gratuitos a vantagem é que são atualizados com frequência e se mostram mais úteis que as versões usadas em aparelhos de GPS. O Waze, por exemplo, calcula a velocidade do trânsito na via em que determinado usuário se encontra e avisa outros que passarão pelo mesmo caminho. No entanto, um aplicativo que avise se o motorista está guiando de acordo, estava faltando no mercado.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!