Já imaginou uma picape da Audi? Esse artista sim

Batizada de Audi Quattro Truck, proposta foi idealizada por designer que já fez estágios na Ford e na Volkswagen
Audi Quattro Truck

Audi Quattro Truck | Imagem: Raleigh Haire

Foi-se o tempo em que havia algum tipo de veículo que seria um tabu para algumas marcas. Depois que a Porsche enveredou pelos caminhos dos utilitários esportivos com o Cayenne em 2002 quase tudo aconteceu, incluindo até um Rolls-Royce SUV. Ou seja, imaginar uma picape com o logotipo da Audi não pode ser considerado uma atitude excêntrica.

Pois foi isso que Raleigh Haire, um designer americano resolveu criar e publicar na plataforma Behance. Com passagens pela Ford e Volkswagen, ele se aprofundou numa proposta bastante instigante para uma picape grande com características curiosas como uma rampa para acomodar motos na caçamba.

O projeto é antigo, vale dizer, mas parece extremamente atual. Na visão de Haire, o mercado norte-americano receberia muito bem o modelo diante da grande aceitação desse tipo de veículo. A Audi Quattro Truck seria então uma picape bastante capaz, mas também confortável, com chassi monobloco e propulsão híbrida, com baterias instaladas no piso da cabine.

A tração, como já antecipa o próprio nome, seria integral sob demanda, com a tecnologia Quattro. Mas isso não significa uma aparência urbana, pelo contrário, a picape teria um porte avantajado, bem ao gosto do público norte-americano.

Mas as novidades tecnológicas não seriam esquecidas, como um painel digital e até uma bateria portátil, que poderia ser utilizada em outros equipamentos ou veículos.

Mercado difícil

Até onde se sabe, a Audi não cogita entrar nesse segmento por enquanto, apesar de rumores. E é compreensível o receio em competir com outras picapes já estabelecidas no mercado. Esse tipo de veículo tem um público cativo, que valoriza outros aspectos que não exatamente a tecnologia de ponta. Veja o caso da Amarok, que a Volkswagen precisou de bastante tempo para convencer mais clientes a comprá-la, mesmo seno pioneira em vários sentidos.

No entanto, os custos para desenvolver uma plataforma para uma picape são altos a ponto de a própria VW ter decidido se juntar à Ford para dividir o desenvolvimento das novas Amarok e Ranger.

Mas o exemplo mais dramático dessa dificuldade é mesmo o da rival da Audi, a Mercedes-Benz, que arriscou fechar uma parceria com a Renault-Nissan para criar sua primeira picape média, a Classe X. Além de outros aspectos de mercado, o projeto acabou naufragando sem justificar qual seria a razão de um cliente da marca levar uma picape Nissan com conteúdo da Mercedes.

Curiosamente, o conceito de Raleigh Haire nos fez lembrar da Cybertruck, a estranha picape lançada pela Tesla no ano passado. De certa forma, a Audi Quattro Truck parece ter antecipado um pouco do que oferece Elon Musk, mas com uma vantagem fabulosa, a de ser um projeto realmente atraente.

 

Designer até bolou uma rampa retrátil para levar motos na caçamba
Designer até bolou uma rampa retrátil para levar motos na caçamba
Imagem: Raleigh Haire

 

Via Carscoop.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!