Já imaginou uma picape da Audi? Esse artista sim

Batizada de Audi Quattro Truck, proposta foi idealizada por designer que já fez estágios na Ford e na Volkswagen
Audi Quattro Truck

Audi Quattro Truck | Imagem: Raleigh Haire

Foi-se o tempo em que havia algum tipo de veículo que seria um tabu para algumas marcas. Depois que a Porsche enveredou pelos caminhos dos utilitários esportivos com o Cayenne em 2002 quase tudo aconteceu, incluindo até um Rolls-Royce SUV. Ou seja, imaginar uma picape com o logotipo da Audi não pode ser considerado uma atitude excêntrica.

Pois foi isso que Raleigh Haire, um designer americano resolveu criar e publicar na plataforma Behance. Com passagens pela Ford e Volkswagen, ele se aprofundou numa proposta bastante instigante para uma picape grande com características curiosas como uma rampa para acomodar motos na caçamba.

O projeto é antigo, vale dizer, mas parece extremamente atual. Na visão de Haire, o mercado norte-americano receberia muito bem o modelo diante da grande aceitação desse tipo de veículo. A Audi Quattro Truck seria então uma picape bastante capaz, mas também confortável, com chassi monobloco e propulsão híbrida, com baterias instaladas no piso da cabine.

A tração, como já antecipa o próprio nome, seria integral sob demanda, com a tecnologia Quattro. Mas isso não significa uma aparência urbana, pelo contrário, a picape teria um porte avantajado, bem ao gosto do público norte-americano.

Mas as novidades tecnológicas não seriam esquecidas, como um painel digital e até uma bateria portátil, que poderia ser utilizada em outros equipamentos ou veículos.

Mercado difícil

Até onde se sabe, a Audi não cogita entrar nesse segmento por enquanto, apesar de rumores. E é compreensível o receio em competir com outras picapes já estabelecidas no mercado. Esse tipo de veículo tem um público cativo, que valoriza outros aspectos que não exatamente a tecnologia de ponta. Veja o caso da Amarok, que a Volkswagen precisou de bastante tempo para convencer mais clientes a comprá-la, mesmo seno pioneira em vários sentidos.

No entanto, os custos para desenvolver uma plataforma para uma picape são altos a ponto de a própria VW ter decidido se juntar à Ford para dividir o desenvolvimento das novas Amarok e Ranger.

Mas o exemplo mais dramático dessa dificuldade é mesmo o da rival da Audi, a Mercedes-Benz, que arriscou fechar uma parceria com a Renault-Nissan para criar sua primeira picape média, a Classe X. Além de outros aspectos de mercado, o projeto acabou naufragando sem justificar qual seria a razão de um cliente da marca levar uma picape Nissan com conteúdo da Mercedes.

Curiosamente, o conceito de Raleigh Haire nos fez lembrar da Cybertruck, a estranha picape lançada pela Tesla no ano passado. De certa forma, a Audi Quattro Truck parece ter antecipado um pouco do que oferece Elon Musk, mas com uma vantagem fabulosa, a de ser um projeto realmente atraente.

 

Designer até bolou uma rampa retrátil para levar motos na caçamba
Designer até bolou uma rampa retrátil para levar motos na caçamba
Imagem: Raleigh Haire

 

Via Carscoop.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa