JAC confirma a estreia do iEV 40 no Brasil em junho

Novidade será o carro elétrico mais barato do Brasil por R$ 139.990
JAC iEV 40 2019

JAC iEV 40 2019 | Imagem: Divulgação

A JAC inicia nesta sexta-feira a pré-venda do elétrico iEV 40 no Brasil. Com preço sugerido tabelado de R$ 139.990, o modelo se tornará o carro elétrico mais barato do Brasil quando chegar às lojas em junho deste ano. Até então o posto de carro elétrico mais acessível do Brasil era do Renault Zoe. Além dos representantes de JAC e Renault, em breve também veremos nas ruas brasileiras o Nissan Leaf e o Chevrolet Bolt. 

Vale a pena lembrar que a marca já havia anunciado a decisão de comercializar no Brasil a versão elétrica do T40 desde o fim do ano passado.  

Segundo os operadores da marca chinesa JAC no Brasil, o iEV 40 terá autonomia de 300 km graças à sua bateria de 40 kWh, que pode ser recarregada em uma tomada comum de 220 volts. Será necessário aguardar 8 horas para que a bateria alcance sua carga completa, porém, acrescenta a marca, isso significa um gasto que gira em torno de R$ 14 a R$ 18 dependendo do custo da energia elétrica no local de residência do proprietário do carro. Pelas contas da JAC Motors, com essa relação entre a autonomia do iEV 40 e o valor gasto para se carregar a bateria, o custo por quilômetro rodado é seis vezes menor do que um veículo equivalente a combustão, com a vantagem de não poluir o meio-ambiente.

A JAC vai oferecer aqui no Brasil um equipamento de carregamento rápido, que permite alcançar 80% da carga da bateria em apenas uma hora, uma solução eficiente para quem precisa usar o carro rapidamente.

Como é peculiar a um carro elétrico, o JAC iEV 40 terá alguns recursos interessantes tais como: “freios regenerativos que garantem a recuperação da energia capturada nas frenagens e sua conversão em eletricidade (recarregando as baterias e aumentando a autonomia instantânea). Já o alerta sonoro para pedestres consiste em “anunciar” a presença do carro no trânsito, com um cuidado especial em favor de deficientes auditivos e visuais. Por fim, o i-pedal, que, ajustado pelo motorista, pode intensificar a ação do “freio-motor”. Funciona assim: quando regulado para o modo ECO, o motorista praticamente não usa mais o pedal de freio. Cada vez que ele tirar o pé do acelerador, o carro já diminui instantaneamente a velocidade, poupando todo o conjunto de freios e até triplicando a vida útil de pastilhas e discos”, explica a JAC Motors.

O JAC iEV 40 terá 5 anos de garantia total, incluindo o conjunto de baterias, e será isento do rodízio na capital paulista, bem como poderá pagar um IPVA menor em algumas cidades que incentivam veículos com propulsão limpa.

A marca também vai oferecer um aplicativo exclusivo para o iEV 40 que possibilita ao motorista a verificação da porcentagem de carga da bateria, autonomia, situação de recarga durante o carregamento, além do sistema de rastreamento e telemetria com diagnóstico à distância. O dispositivo torna possível o controle elétrico dos vidros, a abertura das portas e o acionamento do ar-condicionado. O hatch elétrico também conta com revestimento interno de couro, central multimídia com tela de 8”, sistema de câmeras que permite uma visão 360º ao redor do carro, entre outros recursos.