Jeep Compass muda em 2021: comprar agora ou melhor esperar?

Atualização para o SUV médio líder de mercado foi conhecida neste ano na China
Jeep Compass 2021

Jeep Compass 2021 | Imagem: Divulgação

Por ser o líder em vendas dentro de seu segmento, superando 60% de participação, e um dos SUVs mais procurados pelos brasileiros, é sempre importante ficarmos de olho em tudo o que envolve o Jeep Compass.

Como já foi amplamente noticiado, o SUV vai estrear no Brasil seu facelift de meio-ciclo, ao que tudo indica, ao longo do primeiro semestre de 2021.

Com isso, é natural que muitos interessados no modelo fiquem com a dúvida se vale a pena esperar a atualização do SUV ou é indiferente adquirir o Compass atual.

Logo de cara, em especial pelo que já pudemos constatar na China, recomendamos ser mais prudente aguardar o facelift do Compass por aqui caso você esteja considerando a compra do SUV.

Apesar do incremento estético ser muito pequeno na parte externa do modelo, o Compass 2022 produzido no Brasil vai trazer evoluções consideráveis sobretudo na parte mecânica, por isso um pouco de paciência no momento pode ser muito recompensada.

Facelift do Jeep Compass apresentado na China
Facelift do Jeep Compass apresentado na China
Imagem: Reprodução internet

Provavelmente caberá ao Compass 2022 inaugurar na linha nacional da Jeep os novos motores turbo com injeção direta que a Fiat Chrysler vai produzir em Betim (MG).

Muito mais eficientes, a família de propulsores certamente vai trazer vida nova aos modelos de Fiat e Jeep fabricados no Brasil. No caso do Compass 2022, provavelmente o motor 1.3 turbo flex será aplicado no lugar do 2.0 Tigershark nas versões de entrada do modelo. Com números de potência e sobretudo torque mais robustos, o Compass flex deverá melhorar consideravelmente seus patamares de desempenho e consumo.

Certamente é um aprimoramento relevante para o Jeep considerando a pesada concorrência prevista para 2021, com destaque para o lançamento de modelos como Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross.

Ainda no campo da propulsão, rumores vindos do exterior adiantam que a Jeep deverá aplicar o motor 2.0 turbodiesel em seu futuro modelo 7 lugares realizando alguns aprimoramentos na unidade para elevar a potência em algo na casa dos 200 cv. Resta saber se a melhoria também seria estendida ao Compass 2022 ou irá figurar como um diferencial exclusivo do inédito modelo com três fileiras de assentos. Também produzido em Goiana (PE), em conjunto com Compass e Renegade, o Jeep 7 lugares nacional está confirmado para o segundo semestre do ano que vem.

Na parte interna, o Compass brasileiro deverá trazer as mesmas melhorias observadas no modelo vendido na China. A tela da central multimídia será reposicionada e vai ganhar dimensões ligeiramente maiores, realçando a importância que o componente segue adquirindo nos últimos anos.

Além disso, ao menos na China, o Compass ganhou desde um novo volante até uma reformulação de boa parte do painel, com destaque para as saídas de ar e comandos do sistema de climatização. Para conferir um ar mais refinado ao interior, as soluções de acabamento também são novas e incluem o uso de elementos nobres como alumínio e couro aplicados em algumas regiões do painel. 

Realçando ainda mais seu pacote de tecnologia bem completo, como observamos no Compass Série S nacional, o modelo estreou na China aprimoramentos relevantes como painel de instrumentos digital, sistema de câmeras 360º, entre outros aprimoramentos. 

Logo, por conta de todos esses aprimoramentos, é recomendável esperar por 2021 caso você esteja de olho em um Compass. Sobretudo por baixo do capô, o SUV trará uma considerável melhora.

Jeep Compass 2021
Jeep Compass 2021
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!