Jeep Compass prepara-se para estrear novidades em 2021

Modelo terá atualização visual, mas o principal destaque ficará sob o capô
Flagra do Jeep Compass 2022 em teste na China

Flagra do Jeep Compass 2022 em teste na China | Imagem: Reprodução internet/Autohome

Como nada na indústria automobilística é feito de uma hora para outra – até mesmo por conta da complexidade dos projetos – novos modelos ou alterações mais significativas nos carros atualmente em linha costumam ser validados com uma boa antecipação.

Um flagra realizado na China e que começou a circular pela internet nesta sexta-feira (10) tem uma importância especial para nós aqui no Brasil. Trata-se de uma unidade do Jeep Compass realizando testes com as melhorias que vamos conhecer a partir do ano que vem no mercado brasileiro.

Como a Fiat Chrysler já deixou claro, seus novos motores Firefly Turbo começam a ser produzidos somente no fim deste ano e passarão a integrar os produtos nacionais do conglomerado a partir de 2021. O Jeep Compass será um dos modelos beneficiados com a novidade e, acompanhado do motor mais evoluído, o SUV vai receber discretas atualizações no visual.

Segundo informações nos bastidores, o Compass 2022 deverá contar com aprimoramentos no design da grade frontal, faróis, para-choques dianteiro e traseiro e lanternas. Pesadamente camuflado, a unidade de teste flagrada na China não nos permitiu antecipar muitos detalhes sobre a atualização daquele que é um dos utilitários esportivos mais vendidos do Brasil.

Rumores dão conta de que o motor 1.3 Firefley Turbo, o qual aposentará o 2.0 flex aspirado presente nas versões de entrada do Compass, deverá entregar potência na casa dos 180 cv e torque entre 25 e 30 kgfm, o que certamente deverá conferir um desempenho muito mais convincente ao Compass flex. O propulsor sobrealimentado deverá trabalhar com uma transmissão automática CVT, algo interessante para realçar a eficiência do conjunto mecânico e proporcionar médias de consumo competitivas. Trata-se, portanto, de mais uma mudança significativa para o Compass, que deixará de contar com a caixa automática convencional de 6 marchas.

Lançado no Brasil no segundo semestre de 2016, o Jeep Compass logo tornou-se um sucesso de público e conquistou o posto de SUV mais vendido do país já no ano seguinte. A atualização do Compass em 2021 segue o cronograma esperado para um veículo moderno como é o caso, que prevê um facelift de meio-ciclo entre quatro e cinco anos após o lançamento. Para 2021 também é esperada a estreia do aguardado SUV médio da Volkswagen, que terá porte, proposta e valores semelhantes com os do Jeep Compass. A tendência é que o Compass diesel siga em linha normalmente após a introdução do propulsor 1.3 turbo flex. Vamos acompanhar.

Flagra do Jeep Compass 2022 em teste na China
Flagra do Jeep Compass 2022 em teste na China
Imagem: Reprodução internet/Autohome

Assine a newsletter semanal do AUTOO!