Lada revela crossover conceitual XRAY

Projeto mostra o avanço da montadora russa, mas ainda não tem data de lançamento

Luxo e requinte nunca foram o forte da Lada | Imagem: Lada

Salve camaradas! O gabinete de novos projetos da montadora russa Lada anda um tanto atarefado. Após anunciar a produção de seu primeiro automóvel elétrico, o El Lada, a fabricante de Togliatti agora se aventura no ramo dos crossovers com o conceito XRAY, o principal atrativo da marca no Salão de Moscou, na Rússia. O evento recebe o público até 9/9.

De concepção moderna e design arrojado, o Lada XRAY, caso fosse lançado, seria um potencial concorrente para Range Rover Evoque. A montadora, entretanto, ainda não confirma se vai levar o projeto adiante.

Além de mostrar a intenção da montadora em aparecer em outro segmento, o protótipo também mostra a evolução no design dos carros da Lada, que nunca foram famosos pela beleza – quem não se lembra dos modelos Niva, Laika e Samara que a fabricante russa vendeu no Brasil nos anos 1990?

Segundo comunicado da marca, o XRAY foi desenhado na Itália e surpreende com um traçado equilibrado e tão ousado quanto o de modelos de alto padrão de fabricantes ocidentais tradicionais. Nesse conceito, a Lada aposta em luxo e requinte, atributos que nunca foram comuns nos veículos da montadora fundada nos tempos da antiga União Soviética.

Veja mais: Lada anuncia seu primeiro automóvel elétrico 

Já o interior tem ambiente futurista e arejado e os materiais de acabamento empregados são de alto padrão. Bancos e painel são revestidos de couro e a iluminação da cabine é feita por LEDs, mais uma vez quebrando um paradigma nas pranchetas da Lada.

A montadora, porém, ainda não definiu a motorização do XRAY, que por enquanto é apenas um mocape para demonstração.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!