Land Rover traz primeiro Experience Centre ao Brasil

Aberto ao público, conceito inclui aulas teóricas e práticas de como encarar uma aventura - e sair dela ileso

Land Rover traz Experience Centre ao Brasil | Imagem: Land Rover

Comprar um vestido da Giorgio Armani para usar dentro de casa, uma garrafa de vinho Romanée-Conti apenas para enfeitar a adega ou um home-theater para assistir novela equivale ao mesmo que ter um Land Rover e só usar no asfalto. Não é preciso nenhuma pesquisa de mercado para descobrir que a maioria dos clientes de SUVs não coloca seu jipão de luxo numa aventura fora da estrada – por aversão a esse tipo de situação, por dúvidas em relação à sua coragem ou por medo de alguma quebra.

A partir desta quinta-feira, dia 13, no entanto, clientes da marca e potenciais compradores poderão, enfim, ver do que são capazes os carros da marca. A Land Rover inaugura no Haras Larissa – instalado em Monte Mor, próximo a Campinas, no interior de São Paulo – seu primeiro Experience Centre na América Latina. Trata-se de um espaço onde os visitantes terão aulas teóricas e práticas sobre condução off-road e como manejar os recursos dos carros da marca. “Conseguimos proporcionar um teste drive completamente diferente, muito completo. Pessoas que possuem um de nossos veículos, muitas vezes, acabam não utilizando todas as funções de que o modelo dispõe. O Land Rover Experience Centre é um local onde estas funções serão devidamente mostradas na teoria e na prática", promete Flavio Padovan, diretor-presidente da Jaguar Land Rover.

Nível 1, nível 2

Por enquanto, dois níveis de curso são oferecidos. O mais básico custa R$ 800, enquanto o mais aprofundado sai por R$ 1.200. Os obstáculos mostram como e quando usar a marcha reduzida, qual modo do Terrain Response escolher para cada “piso” e o alto grau de inclinação lateral que modelos encaram. Para o próximo ano, a marca pretende ampliar a oferta de cursos.

Há, ainda, uma pista oval de terra, onde é testado o controle de estabilidade. Com ele ligado, o motorista é “convidado” a afundar o pé no acelerador no meio da curva e sentir o recurso agir, segurando o carro de escapar de traseira. Num segundo momento, fazemos isso com o controle desligado – a sequência é ver a traseira do jipão se perder completamente, e tentar segurá-lo na mão. Definitivamente, a parte mais divertida do dia.