Latin NCap dá nota zero em segurança para o Citroën C3 nacional
Marca diz que seus carros atendem todas as regulamentações vigentes
Depois da nota baixa para o Jeep Renegade, o Latin NCap traz mais uma má notícia para a Stellantis. O Citroën C3 ficou com nota zero nos testes de impacto promovidos pela entidade.
O órgão explica a nota de zero estrelas devido “entre outras coisas, à estrutura instável, à fraca proteção contra colisões frontais, à falta de proteção lateral para a cabeça e à falta de lembrete de uso do cinto de segurança”.
Em nota, a empresa disse atender às normas de segurança. “A Stellantis afirma seu compromisso com a proteção veicular, desenvolvendo veículos modernos e alinhados com o segmento. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes”.
![Citroën C3 em teste de impacto Citroën C3 em teste de impacto](https://www.autoo.com.br/fotos/2023/7/960_720/864af069457915_2_13072023_75205_960_720.jpg)
Segundo o Latin NCap, o impacto frontal mostrou proteção fraca para o peito do motorista e proteção marginal para o peito do passageiro da frente, provavelmente explicada pela falta de pré-tensores do cinto de segurança. “A estrutura e a área dos pés foram classificadas como instáveis”.
O Citroën C3 é vendido apenas com airbags dianteiros, enquanto os principais rivais oferecem bolsas laterais e até de cortina como itens de série.
“É vergonhoso que a Stellantis, que sabe perfeitamente como desenvolver carros mais seguros a preços acessíveis, tenha projetado um carro de segurança tão ruim como o Citröen C3”, afirmou Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCap.
“Um carro dessa natureza representa uma afronta à saúde e à integridade dos latino-americanos, que são tão vulneráveis em situações de colisões e atropelamentos quanto os habitantes dos países onde a Stellantis jamais se atreveria a comercializar um carro com segurança tão precária”, continuou.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
No último dia 5, o Latin NCap reprovou outro carro da Stellantis, o Jeep Renegade com uma estrela, mas usou uma versão que não existia mais. A versão testada não contava com airbags laterais, item que passou a ser de série a partir da linha 2022.
Recomendados por AUTOO
![Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?](https://i.ytimg.com/vi/icusRSjEAHs/hqdefault.jpg?sqp=-oaymwEcCNACELwBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLBv43UA8AiRtCZDMb-csvZCYXawXA)
Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?
5 pontos que explicam por que o veículo vende tanto até hoje![Embraer revela seu primeiro táxi-voador!](/fotos/Eve_Prototype_01-380x250.jpg)
Embraer revela seu primeiro táxi-voador!
Veículo elétrico ainda não leva pessoas e será testado em voo ainda em 2024![Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos](https://www.motoo.com.br/fotos/2024/7/296_222/royal-enfield_guerrilla-450_2024_19_17072024_60027_296_222.jpg)