Lexus lidera ranking de confiabilidade nos EUA

Discreta no Brasil, marca de luxo da Toyota segue bem posicionada nas avaliações de qualidade
Lexus NX 2018

Lexus NX 2018 | Imagem: Divulgação

Apesar de atuar de forma bem comedida no Brasil, se você procura um carro robusto e com poucas chances de deixá-lo (a) na mão, é interessante conhecer os modelos da Lexus.

A marca de luxo da Toyota, que conta com importação oficial ao Brasil, ocupou pela sétima vez o topo do ranking entre as marcas mais confiáveis. O estudo, realizado no mercado dos EUA, é feito pela J.D. Power e analisa a quantidade de problemas a cada 100 veículos de determinada marca, considerando automóveis com até três anos de uso.

Pelo menos nos EUA, os carros da Lexus que participaram do estudo apresentaram uma média de 99 problemas a cada 100 unidades. Logo em seguida aparece a Porsche, com média de 100 problemas a cada 100 carros pesquisados e a norte-americana Buick na terceira posição com 116 problemas/100 carros.

Entre outras marcas que também operam no Brasil, a Kia foi muito bem avaliada no estudo de confiabilidade, conquistando a 5ª posição com uma média de 122 problemas. A Chevrolet ficou na 6ª posição e a Hyundai na 7ª colocação, com médias de 124 problemas/100 carros.

A Toyota ocupou a 9ª posição com 127 problemas, com a Nissan na 11ª posição e a Honda em 12ª colocação, as duas japonesas com médias de 133 e 140 problemas, respectivamente. Na pesquisa realizada nos EUA, a média da indústria foi de 142 problemas a cada 100 carros.

As piores marcas em termos de confiabilidade foram a Chrysler (211 problemas), Land Rover (204), Fiat (192), Jeep (188) e Cadillac (186).

A análise do estudo, contudo, é animadora. “De uma maneira geral, as fabricantes continuam atendendo as expectativas dos consumidores em termos de confiabilidade. Notamos neste ano um aprimoramento de 9% nos resultados, o que é impressionante. A confiabilidade dos veículos está, sem dúvida nenhuma, em seu melhor nível já registrado até então”, analisa Dave Sargent, vice-presidente da área automotiva da J.D. Power.

Ainda de acordo com a J.D. Power, os principais problemas que afetaram os modelos não estão na parte mecânica, mas envolvendo os sistemas de áudio, infoentretenimento e navegação. Segundo a pesquisa, os principais problemas ocorrem no acionamento de comandos por voz e de conectividade por Bluetooth.

Dentre os segmentos de veículos, a Toyota foi a que emplacou o maior número de modelos melhor avaliados em confiabilidade, com 19 produtos ao todo. Na lista figuram o Prius como o melhor “carro compacto”, por exemplo. O Chevrolet Equinox, que é comercializado no Brasil, aparece no estudo como o melhor “SUV compacto” em termos de confiabilidade.