A Mercedes Benz lançou seu primeiro grande cupê em 1952. Chamado de 300 S Coupé, o belo clássico era, segundo a imprensa da época, “um carro para a elite do mundo”. Passados 62 anos, a companhia alemã parece não ter mudado muito de público alvo no lançamento do seu novo grande cupê, o S-Class Coupe.

Dotado de amplas dimensões, estilo e esportividade, o modelo adiciona uma boa dose de jovialidade à família S, sem abrir mão do grande leque de tecnologias e dispositivos de segurança que sempre foi um dos chamarizes da série mais luxuosa da Mercedes.

São 5 metros de comprimento, 2,95 m de distância entre eixos e altura de apenas 1,41 m. Auxiliam a deixar o visual ainda mais moderno as grandes rodas (de 18 a 20 polegadas), o caimento acentuado da coluna C (mais abrupto que o da versão quatro portas), o teto solar panorâmico e o grande capô.

A grade dianteira pontilhada, antes mostrada no conceito que gerou o CLA, entra em produção em série pela primeira vez no Classe S Coupe. Ao redor do conjunto, encontram-se faróis em LEDs que, no caso da edição especial de lançamento do modelo, a Edition 1, podem vir cravejados com 47 cristais Swarovski.
 
Veja também: Lexus mostra o invocado RC F Coupe

O interior do cupé da Mercedes Benz conta com, segundo a própria companhia, uma "pureza sensual". O painel estende-se pelas portas, o volante traz um design inédito e o modelo conta até com um extensor do cinto de segurança, para deixar o uso o menos incomodo possível.
 
O Classe S Coupe também conta, como opcional, com uma pequena superfície sensível ao toque utilizada como um mouse para os comandos multimídias. Ela se encontra no console central, que se estende até os bancos traseiros, o que auxilia a gerar a sensação de refinamento no interior do modelo. Quem viaja no Mercedes pode ainda optar entre um dos sete tons de iluminação interna.

Dentre os sistemas de segurança, o Classe S Coupe traz o Magic Body Control (um radar que escaneia constantemente a superfície da via e configura as suspensões para um rodar mais confortável e seguro).

Veja também: Jaguar F-Type S, o esportivo que ruge alto

O modelo traz também um inédito sistema que inclina o veículo nas curvas, semelhante ao que um motociclista realiza, para reduzir nos passageiros a inércia lateral em curvas percorridas em velocidades mais altas. Tal dispositivo, segundo a Mercedes, não serve para aumentar a velocidade do esportivo, e sim o conforto a bordo em trechos sinuosos.

O automóvel ainda conta com sistema de detecção de pedestres, freio urbano automático, assistente de ponto cego e de mudança de faixa, acelerador automático adaptativo, freio autônomo em velocidades de até 200 km/h, câmera 360 graus (opcional) e sistema de visão noturna.

A Mercedes Benz ainda não revelou quais serão as opções de motorização a serem disponibilizadas ao modelo. O Classe S Coupe terá seu lançamento oficial no Salão de Genebra, evento que ocorre a partir do dia 4 de março na Suíça.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Marc Frey

|