Mercedes-Benz roda 1.968 km com um tanque de diesel

Sedã Classe E vai da África ao Festival de Goodwood no Reino Unido e ainda poderia rodar mais 162 km com apenas um tanque

O Classe E rodou 1.968 km com 1 tanque de diesel | Imagem: Divulgação

Ir de carro da África ao Reino Unido é uma viagem um tanto interessante. Agora, se esse carro fizer o trajeto – de quase 2 mil quilômetros - com apenas um tanque de diesel, a viagem fica mais interessante ainda. A Mercedes-Benz quis mostrar quão econômico pode ser o sedã híbrido Classe E 300 BlueTec Hybrid e propôs o desafio, cumprido com êxito.

A bordo do Classe E estava o jornalista britânico Andrew Frankel mais o co-piloto, que completaram o percurso em 26 horas. Depois de atravessar a cidade de Tangier, na África, a dupla pegou uma balsa para a ponta da Espanha, cruzou o país, atravessou a França e embarcou em uma segunda balsa até a Inglaterra. O destino final foi o Festival de Goodwood. 

O híbrido foi abastecido na África com 80 litros de diesel (um tanque oferecido pela Mercedes como opcional em alguns países da Europa) e, ao chegar em Goodwood após rodar exatos 1.968 km, o computador de bordo marcava ainda uma autonomia de mais 162 km. Para ter certeza de que o tanque não receberia combustível extra, o bocal foi selado. Apesar de trechos de altas temperaturas, chuva e engarrafamentos, o consumo médio marcado foi de  32,3 km/l.

Veja mais: Carros elétricos e híbridos podem ter redução do IPVA em São Paulo

O E300 BlueTEC Hybrid é equipado com um motor turbodiesel de 2.1 litros e quatro cilindros, que gera 204 cv de potência -  o mesmo que equipa o GLK 250 e o E 250. Além do propulsor a diesel, há um elétrico de 27 cv alimentado por uma bateria de íons de lítio. Ambos motores enviam força para as rodas traseiras através da uma transmissão automática de sete velocidades. O modelo é oferecido apenas na Europa.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!