Mitsubishi já estaria trabalhando em substituto do ASX

Além disso, nova geração do Outlander deve chegar ainda em 2020. Ambos os SUVs deverão ter variantes híbridas
Mitsubishi ASX 2019

Mitsubishi ASX 2019 | Imagem: Divulgação

Depois de quase oito anos de seu lançamento, o Mitsubishi Outlander deve receber uma nova geração a partir do segundo semestre de 2020, segundo informações do site Automotive News Europe. A confirmação veio do chefe de operações europeias da marca, Bernard Loire.

Segundo o executivo, a nova geração do Outlander tem início de produção marcado para o próximo semestre e deverá já utilizar uma plataforma compartilhada com modelos Renault e Nissan, agora que a Mitsubishi também faz parte da alianças com essas marcas.

Loire afirmou ainda que a empresa trabalha para mostrar um SUV de porte menor que o Outlander a ser exibido no mesmo período. Apesar de não dizer qual será este novo utilitário esportivo, o executivo informou que ambos trarão trem de força híbrido, com capacidade de carregar as baterias do motor elétrico também em tomadas.

Na Europa, especula-se que este novo SUV de porte menor que a Mitsubishi está trabalhando já se trataria de um substituto para o atual ASX, que também já tem bastante tempo de mercado. Outra mudança para o Velho Continente será o fim da oferta de motorização a diesel para o Eclipse Cross. Segundo o executivo da Mitsubishi, tal opção representava apenas 5% das vendas do modelo.

Vendas em queda

No Brasil, os dois utilitários esportivos vivem um período de ostracismo. O Outlander, que já no mercado nacional há mais de uma década, teve seu pico de vendas em 2015 quando emplacou 8.150 unidades. Desde então, as vendas são cada vez menores e em 2019 o SUV médio deverá registrar pouco menos de 2 mil emplacamentos.

O ASX desfrutou de um período de relativo sucesso quando o mercado de SUVs compactos não estava tão cheio de concorrentes. Em 2014, melhor ano de vendas, foram emplacadas 12.153 unidades e, assim como ocorreu com o Outlander, o modelo passou a vender cada vez menos, de carona com a crise econômica e alta do dólar (embora seja montado no Brasil). No ano passado, o ASX teve pouco mais de 3.750 exemplares vendidos.

Projeção do site russo Kolesa sobre a nova geração do Mitsubishi Outlander
Projeção do site russo Kolesa sobre a nova geração do Mitsubishi Outlander
Imagem: Kolesa

Assine a newsletter semanal do AUTOO!