Boa notícia para quem estava considerando a compra de um SUV compacto bem como para o mercado de maneira geral. O Latin NCAP apresentou nesta terça-feira (12) sua última série de resultados para o ano de 2017, que, como destaque para o mercado brasileiro, trouxe a avaliação do Nissan Kicks.

O SUV compacto agora produzido em Resende (RJ) alcançou 4 estrelas tanto para a proteção de adultos como para crianças no banco traseiro, o que leva a uma aprovação geral do modelo no que diz respeito à segurança. 

Uma crítica do Latin NCAP, contudo, foi para “um desempenho apenas instável na estrutura e na área dos pés no teste de batida frontal, explicando a fraca proteção do peito”.

“A proteção contra impactos laterais foi de adequada para boa, sendo aceitável em termos globais, obtendo as quatro estrelas para o passageiro adulto. O modelo oferece controle de estabilidade que cumpre com os requisitos do Latin NCAP quanto a rendimento e disponibilidade. Os ocupantes infantis receberam boa proteção no impacto frontal e lateral, com ambos os sistemas de retenção infantil (SRI) instalados com ancoragens ISOFIX, demonstrando o veículo seu bom desempenho a respeito. O antes mencionado junto com a disponibilidade de cintos de três pontos em todas as posições, a falta de interruptor de desativação do airbag do passageiro e a sinalização de ISOFIX, que não cumpria com os requisitos do Latin NCAP, explicam as quatro estrelas para a proteção do ocupante infantil”, acrescenta o instituto responsável pelos testes.

Do máximo de 34 pontos para a proteção de adultos, o Nissan Kicks brasileiro consegui 25.39 pontos, já sobre a pontuação máxima de 49 pontos para o passageiro infantil, o Kicks alcançou média 37,41. A categoria dos SUVs compactos está muito bem representada no Latin NCAP, com modelos como o Jeep Renegade e o Honda HR-V contando com 5 estrelas para a proteção de adultos e crianças, mas ambos ainda não foram avaliados pelos novos testes mais rígidos adotados recentemente pelo Latin NCAP. 

 
 
Nissan Kicks durante avaliação do Latin NCAP
 
Nissan Kicks durante avaliação do Latin NCAP
Nissan Kicks durante avaliação do Latin NCAP
Nissan Kicks durante avaliação do Latin NCAP
 
Nissan Kicks durante avaliação do Latin NCAP
Nissan Kicks durante avaliação do Latin NCAP
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/