Nissan Leaf bate recorde mundial de velocidade... em marcha à ré

Modelo elétrico atingiu 88 km/h ao percorrer 1,6 km em 1 minuto e 37 segundos

O carro atingiu 88 km/h em marcha ré | Imagem: Nissan

Quebrar um recorde é uma boa forma de promover um automóvel, ainda mais um modelo “verde”. E foi isso que a Nissan fez com seu carro elétrico Leaf, que se tornou o automóvel mais rápido do mundo... em marcha à ré! O veículo atingiu 88 km/h ao percorrer uma milha (1,6 km) em 1 minuto e 37 segundos em apresentação no Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra.

“Com as baterias no assoalho, o carro tem baixo centro gravidade e assim pode acelerar fundo, mesmo no reverso, com estabilidade”, contou Terry Grant, o piloto do Leaf recordista.

Atualmente o carro elétrico mais famoso do mundo, o Leaf é fabricado no Japão e a passos curtos vem aparecendo em outros mercados, como em países na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, o veículo já é utilizado como táxi em São Paulo (SP). Para chegar de fato ao mercado nacional, o modelo precisaria de incentivos do governo para tornar seu preço mais atraente, como ocorre em países mais desenvolvidos.

O motor elétrico do Leaf gera o equivalente a 108 cavalos de potência e torque máximo de 28,5 kgfm. Tal performance permite ao veículo acelerar do 0 aos 100 km/h em menos de 10 segundos e atingir até 145 km/h de velocidade máxima. De carga completa, o modelo pode percorrer até 100 km. Já a recarga pode ser feita na tomada de casa em cerca de oito horas.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise