Niva ganha facelift após 37 anos

Fotos da nova versão Urban do jipinho da Lada, vazam na internet antes da estreia no Salão de Moscou

Lada Niva 4x4 Urban | Imagem: Reprodução

Quando um carro está há mais de 30 anos com o mesmo visual ou ele deve ser lindíssimo ou ele pode ser simplesmente um Lada. O Lada Niva, lançado há exatos 37 anos, acaba de receber um pequeno facelift dos designers da AvtoVAZ, além do nome Niva Urban. As primeiras fotos do jipinho retocado vazaram na internet antes de sua estreia oficial no Salão do Automóvel de Moscou, que acontece em agosto deste ano.

Se você está esperando grandes mudanças, esqueça. Ele é basicamente o mesmo clássico russo dos anos 70. Comparado ao modelo original, o Urban ganhou uma grade frontal preta de três filetes inspirada na primeira geração do clássico Range Rover e, em vez de para-choques de plástico na dianteira e traseira, a empresa optou por peças redesenhadas com inserções na cor da carroceria. Os piscas integrados à lateral do carro foram mantidos e há rodas de liga leve de 17 polegadas com cinco raios e calotas de plástico.

Embora a AvtoVAZ não tenha revelado detalhes técnicos sobre o jipinho, estima-se que o Urban mantenha a mesma arquitetura que a versão convencional, com suspensão dianteira independente e eixo tipo 5-link na traseira. Sob o capô, é muito provável encontrar o motor 1.7 litro de 84 cv acoplado a um câmbio manual de cinco marchas. Como o Niva tem tração integral, ele trabalha com o diferencial dianteiro, traseiro e o diferencial central, instalado na caixa de transferência.

Veja também: Lada planeja desenvolver o híbrido mais barato do mundo

Dos poucos luxos que o Niva Urban oferece está o ar condicionado e vidros elétricos. De acordo com a marca, o isolamento acústico foi revisto. Uma versão movida a GPL ( gás liquefeito de petróleo) pode ser oferecida pela montadora russa aos clientes que querem poluir menos, no entanto, com ele, o Niva Urban não deve atingir os 100 km/h em 22 segundos como promete a versão a gasolina.

O preço estimado da "novidade" é de € 12.500, ou o equivamente a R$ 38 mil, sem incluir os impostos e taxas.