Volta ou não volta? Nova picape Dakota ainda estaria em desenvolvimento

Novidade da RAM pode usar a base da Jeep Gladiator e enfrentar modelos como a Ranger, Frontier e a Colorado, prima da S10
A Dakota foi produzida até 2011 após três gerações, mas seu retorno sempre é cogitado

A Dakota foi produzida até 2011 após três gerações, mas seu retorno sempre é cogitado | Imagem: Kleber Silva

Já há alguns anos, surgiram os primeiros rumores de que a RAM iria voltar a oferecer uma picape de porte médio, como a Ranger, abaixo da atual 1500 para o mercado norte-americano. No final de fevereiro, porém, informações da imprensa dos EUA davam conta de que o projeto da novidade, que resgataria o nome Dakota, tinha sido cancelado pela Stellantis.

A volta da Dakota no portfólio do novo conglomerado seria interessante para posicionar a empresa no segmento de Nissan Frontier, Ford Ranger e Chevrolet Colorado (prima da nossa Chevrolet S10) nos EUA. Por lá, hoje a categoria é liderada pela Toyota Tacoma, que conta com mais de 40% de participação no segmento. A nova Dakota compartilharia a base com a Jeep Gladiator, mas o sucesso dela teria decretado o fim do projeto da RAM.

No entanto, a RAM Dakota pode ainda estar viva dentro da Stellantis. Informações obtidas pelo Automotive News, citando fontes ligadas à empresa, dão conta de que a nova picape “continua em frente” nos planos da companhia. Ter um novo produto de entrada seria interessante para a RAM, pois o segmento está crescendo por lá, principalmente após o lançamento da Gladiator e da Ford Ranger, por mais que a novidade possa rivalizar “dentro de casa” com o modelo da Jeep.

O destino da RAM Dakota ainda é um segredo guardado a sete chaves na Stellantis, mas, se entrar em produção, provavelmente virá de fábrica com a mesma oferta de motores da Jeep Gladiator. Entre eles estariam o Pentastar V6 3.6 de 289 cv e o 3.0 V6 turbodiesel com 264 cv. Ainda não se sabe se a novidade ofereceria opções turbinadas, híbridas ou com tração integral.

Três gerações e produção no Brasil

A Dakota foi lançada pela Dodge em 1986 para disputar mercado com a Ford e a GM nos EUA. Em 1997, a montadora lançou a segunda geração que ganhou uma inesperada linha de montagem no Brasil em 1998. Com versões de cabine simples e dupla, a Dakota brasileira durou pouco: em 2001 a fábrica de Campo Largo, no Paraná, foi fechada após produzir pouco mais de 10 mil unidades.

Em 2005, a Dodge colocou no mercado a terceira geração da picape média, que compartilhava a plataforma do SUV Durango, que ficou em produção até 2011. Na época, o então chefão da FCA, Sergio Marchionne, optou por não dar sequência ao modelo, que saiu de cena nos EUA.

Jeep Gladiator 2021
Jeep Gladiator 2021
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa