Novo Citroën C3 nacional é antecipado por miniatura

Réplica do modelo em escala revela todos os detalhes da novidade
Miniatura antecipando o novo Citroën C3 nacional

Miniatura antecipando o novo Citroën C3 nacional | Imagem: CocheSpias/Reprodução internet

Grande esperança para reerguer a marca Citroën no Brasil, o futuro SUV subcompacto derivado do projeto CC21 pode ter suas formas definitivas finalmente conhecidas. 

Imagens do modelo em miniatura, ao que tudo indica com a chancela da marca francesa, foram divulgadas pelo fórum CocheSpias e nos permitem ter uma ideia bem completa do modelo final. 

Apresentado como Citroën C3, a novidade está colocada ao lado de outras miniaturas de carros da marca, como o Citroën C4 Cactus europeu e a nova geração do Citroën C3 Aircross vendido no Velho Continente, o que nos permite fazer um comparativo prévio entre os três modelos. 

Se comparado ao C4 Cactus, fica claro que o futuro SUV pequeno será mais estreito, adotando uma carroceria verticalizada. Em termos de estilo, fica claro que o SUV de baixo custo desenvolvido na Índia buscou inspiração, em especial na dianteira, no C3 Aircross europeu. 

Tudo leva a crer que a Citroën deverá preservar o nome C3 também aqui no Brasil, identidade que já é bastante conhecida em nosso mercado. O reposicionamento do produto, migrando de um hatch para um crossover pequeno, certamente deverá atrair mais consumidores. 

Miniatura antecipa o novo Citroën C3 nacional (esq.) ao lado de um C4 Catus
Miniatura antecipa o novo Citroën C3 nacional (esq.) ao lado de um C4 Catus
Imagem: CocheSpias/Reprodução internet

Em um vídeo (veja abaixo) realizado na Índia, é possível notar em um protótipo do modelo em teste que a novidade deverá contar com a opção de câmbio manual em seus catálogos de entrada, além de uma generosa tela para a central multimídia. O volante remete ao utilizado no C4 Cactus produzido no Brasil, bem como o estilo geral da cabine. 

O segmento de SUVs subcompactos, como é o caso do Nissan Magnite e do Renault Kiger na Índia, vai ganhar cada vez mais força em diversos mercados, uma vez que a tendência é que esses veículos acabem até mesmo conquistando os clientes de hatches compactos atuais, resultando em uma migração em massa para a nova categoria. A Fiat, por exemplo, já vai se antecipar a essa movimentação com o seu Progetto 363, novidade amplamente baseada no Argo. 

O sucessor do Citroën C3 nacional está previsto para estrear em setembro, com a produção em Porto Real (RJ).