Novo Civic terá motor 1.5 turbo no Brasil

Honda confirmou ainda novos 1.0 e 2.0, também turboalimentados e bicombustíveis em sua linha no país

Honda Civic 2016 | Imagem: Divulgação

De compactos à modelos de luxo, os motores turbo com injeçã direta de combustível estão em alta no mercado mundial. No Brasil, a novidade começa a ganhar força. Nesta terça-feira, 27, a Honda confirmou a vinda dos motores VTEC Turbo ao País. A nova tecnologia vai estrear na próxima geração do Civic por aqui, que é esperada para o final do ano que vem.

O novo sedã médio da Honda será equipado com o 1.5 VTEC Turbo, o mesmo da versão vendida nos Estados Unidos, mas com mudanças para beber tanto gasolina como etanol. No modelo norte-americano, o bloco consegue entregar cerca de 178 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque, a 1.800 rpm, associado a uma transmissão automático do tipo CVT. A versão flex deve gerar mais de 180 cv, posicionando o novo Civic como um dos mais potentes do segmento.

Haverá ainda o 1.0 VTEC Turbo, de três cilindros, que deve ser oferecido nos compactos Fit e City – o HR-V também pode estar incluso na lista. Ainda não há detalhes sobre a unidade, mas é de se esperar por algo superior a 120 cv e 15 kgfm, ou seja, números superiores ao do 1.5 litro i-VTEC aspirado oferecido atualmente.

Por fim, a linha de motores turbo da Honda inclui o 2.0 VTEC Turbo, de quatro cilindros, capaz de desenvolver 283 cv. Por conta da potência elevada, este propulsor deve ficar restrito a modelos esportivos, como é o caso do Civic Si Coupe.

Nos três casos, há comando variável de válvulas com redução de atrito, turbocompressor com respostas rápidas e injeção direta de combustível. Além de mais potência e torque, os motores prometem redução de consumo de combustível de 5% a 10%.

Economia e potência

A tecnologia do motor turbo com injeção direta chegou ao Brasil a bordo dos carros da Audi e fez sucesso. Hoje quase todas as marcas de luxo têm propulsores assim. Agora esse motor começa a chegar a modelos mais acessíveis como o é o caso do up! TSI, da Volkswagen, que usa um bloco de 3 cilindros capaz de entregar 105 cv de potência e ainda ser o carro mais econômico do país.