Novo Corolla 2015 será lançado em março

Sedã médio da Toyota ganhará visual mais ousado e câmbio CVT. Versão esportiva com estilo americano também é cotada

Novo Toyota Corolla 2015 | Imagem: Divulgação

O novo Corolla 2015 já tem data para chegar ao Brasil. O sedã da Toyota será apresentado à imprensa nos dias 11 e 12 de março em Campinas, SP. O modelo promete agitar o segmento e causar certa polêmica. O motivo é que a marca japonesa decidiu ousar no visual e deixá-lo mais esportivo e chamativo.

Essa nunca foi uma característica do modelo, conhecido pela suavidade e conforto. As linhas do Corolla brasileiro são as mesmas do europeu, que é mais requintado. Nos Estados Unidos, a Toyota decidiu ir mais longe e desenhou um carro com estilo despojado e ao mesmo tempo agressivo. E há chance dessa versão também desembarcar no Brasil. A fabricante estuda vender aqui um modelo esportivo com o sobrenome “Furia”, que foi usado no conceito mostrado em 2013.

Quanto ao Corolla “normal”, a maior novidade, além do visual, é a transmissão CVT, que substitui o antigo câmbio automático de 4 marchas atual. Apesar de ter marchas infinitas, o CVT oferecerá 7 velocidades pré-programadas, para facilitar seu manuseio. A rival Nissan usa o mesmo tipo de câmbio no Sentra, por exemplo. Já o Corolla manual passa a ter 6 marchas, mas suas vendas devem ser marginais.

O estilo do novo Corolla se destaca pela grade cromada que se une aos faróis, que possuem luzes de LEDs. Outra característica marcante é o vidro da porta traseira, que termina numa espécie de flecha.

A Toyota aumentou o tamanho do Corolla na nova geração. O sedã agora tem 10 cm a mais de entre-eixos, o que beneficia o espaço interno sobretudo no banco traseiro. Ele tem é um pouco mais largo e mais baixo que o modelo vendido hoje no Brasil.

O interior do veículo ganhou mais equipamentos, mas tem desenho convencional, que lembra o do novo RAV4. Resta saber se a Toyota mudará esse aspecto na versão nacional – é comum modelos assim serem alterados para o “paladar” do brasileiro. Mas é certo que o Corolla terá todos os itens desejados pelo consumidor como central multimídia, câmera de estacionamento, ar-condicionado digital de duas zonas e outros mimos.

Revezamento na liderança

Desde o lançamento do Corolla “Brad Pitt” (astro dos comerciais do carro), em 2002, a Toyota e a Honda se revezam na liderança entre os sedãs médios. A Honda tirou o primeiro lugar do Corolla em 2007 com o “New Civic” e a Toyota recuperou a posição em 2010 para perde-la no ano passado novamente. Se a tradição for mantida, o Corolla voltará ao primeiro posto até o final do ano. Ao menos na teoria.