Novo Corolla 2015 será lançado em março

Sedã médio da Toyota ganhará visual mais ousado e câmbio CVT. Versão esportiva com estilo americano também é cotada

Novo Toyota Corolla 2015 | Imagem: Divulgação

O novo Corolla 2015 já tem data para chegar ao Brasil. O sedã da Toyota será apresentado à imprensa nos dias 11 e 12 de março em Campinas, SP. O modelo promete agitar o segmento e causar certa polêmica. O motivo é que a marca japonesa decidiu ousar no visual e deixá-lo mais esportivo e chamativo.

Essa nunca foi uma característica do modelo, conhecido pela suavidade e conforto. As linhas do Corolla brasileiro são as mesmas do europeu, que é mais requintado. Nos Estados Unidos, a Toyota decidiu ir mais longe e desenhou um carro com estilo despojado e ao mesmo tempo agressivo. E há chance dessa versão também desembarcar no Brasil. A fabricante estuda vender aqui um modelo esportivo com o sobrenome “Furia”, que foi usado no conceito mostrado em 2013.

Quanto ao Corolla “normal”, a maior novidade, além do visual, é a transmissão CVT, que substitui o antigo câmbio automático de 4 marchas atual. Apesar de ter marchas infinitas, o CVT oferecerá 7 velocidades pré-programadas, para facilitar seu manuseio. A rival Nissan usa o mesmo tipo de câmbio no Sentra, por exemplo. Já o Corolla manual passa a ter 6 marchas, mas suas vendas devem ser marginais.

O estilo do novo Corolla se destaca pela grade cromada que se une aos faróis, que possuem luzes de LEDs. Outra característica marcante é o vidro da porta traseira, que termina numa espécie de flecha.

A Toyota aumentou o tamanho do Corolla na nova geração. O sedã agora tem 10 cm a mais de entre-eixos, o que beneficia o espaço interno sobretudo no banco traseiro. Ele tem é um pouco mais largo e mais baixo que o modelo vendido hoje no Brasil.

O interior do veículo ganhou mais equipamentos, mas tem desenho convencional, que lembra o do novo RAV4. Resta saber se a Toyota mudará esse aspecto na versão nacional – é comum modelos assim serem alterados para o “paladar” do brasileiro. Mas é certo que o Corolla terá todos os itens desejados pelo consumidor como central multimídia, câmera de estacionamento, ar-condicionado digital de duas zonas e outros mimos.

Revezamento na liderança

Desde o lançamento do Corolla “Brad Pitt” (astro dos comerciais do carro), em 2002, a Toyota e a Honda se revezam na liderança entre os sedãs médios. A Honda tirou o primeiro lugar do Corolla em 2007 com o “New Civic” e a Toyota recuperou a posição em 2010 para perde-la no ano passado novamente. Se a tradição for mantida, o Corolla voltará ao primeiro posto até o final do ano. Ao menos na teoria.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas