Novo Duster terá motor turbo na Argentina

Renovado, SUV da Renault chegará ao país vizinho apenas no meio do ano, mas sua motorização será mais moderna
Renault Duster 2021

Renault Duster 2021 | Imagem: Divulgação

Apresentado no início de março, o Renault Duster passou por profundas mudanças para o mercado brasileiro na linha 2021. No entanto, o modelo que tem preços partindo R$ 71.790, manteve o motor 1.6 16V flex aspirado da família SCe - a mesma de Sandero e Logan.

Os argentinos, por outro lado, têm previsão de receber a novidade apenas a partir do meio do ano, importado da Colômbia. Mas a espera poderá valer apena, uma vez que, de acordo com o site Argentina Autoblog, o novo Renault Duster de lá receberá também uma nova opção de propulsor.

Trata-se de um motor 1.3 turbo a gasolina dotado de injeção direta. Além de mais moderno, o propulsor foi desenvolvido na Europa em parceria com a Mercedes-Benz. Tanto no Velho Continente quanto na Argentina, esse motor é utilizado no Classe A, onde desenvolve 163 cv de potência e 25,5 kgfm de torque.

Na Europa, o Duster é oferecido pela subsidiária romena de baixo custo da Renault, a Dacia. Com o motor 1.3 turbo, há versões disponíveis com 130 cv e 24,4 kgfm ou 150 cv e 25,5 kgfm. Na Argentina, esse propulsor poderá ser acompanhado por uma transmissão manual de seis marchas ou por um câmbio automático de relações continuamente variáveis (CVT).

Segundo a publicação argentina, o Duster será equipado com o novo propulsor por lá nas versões mais caras, incluindo as dotadas de tração integral, algo que ainda não é oferecido no mercado brasileiro pela Renault. O sistema 4WD é de origem Nissan, que faz parte da aliança com a Renault e a Mitsubishi, podendo ter a distribuição de força dividida igualmente entre os dois eixos até 50 km/h. 

Por aqui, apesar da Renault se manter reticente sobre a estreia do Duster turbo, rumores sinalizam que o conjunto propulsor pode estrear também no Brasil até o fim deste ano. 

Renault Duster 2021
Renault Duster 2021
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!