Novo Golf é realidade no México e começa a tomar forma no Brasil

Volkswagen produzirá hatch médio em ambos os países, que passam a adotar a moderna plataforma MQB

Volkswagen comemora primeiro Golf mexicano | Imagem: Divulgação

Quase ao mesmo tempo em que inicia a produção do novo Golf no México, a Volkswagen anunciou que fábrica de São José dos Pinhais começa a ser preparada para fazer o mesmo modelo no Brasil. As duas novas linhas de montagem do hatch médio têm importância vital para que a montadora atinja a meta de ser líder mundial em vendas em 2018.

O anúncio do Golf mexicano não surpreendeu. A VW já produz no país o Jetta sedã e perua, ambos da mesma família, mas da geração anterior. O objetivo, no entanto, é mais ousado. O Golf abastecerá sobretudo o mercado norte-americano, onde era chamado de Rabbit (lebre) e teve uma carreira até respeitável. Com a nova plataforma MQB, que deixou o carro mais equipado e barato, a marca agora quer ir além e convencer o público de lá a comprar um hatchback, carroceria pouco popular nesse mercado.

O investimento na fábrica de Puebla foi de US$ 700 milhões de um pacote mais extenso na região que envolve um valor dez vezes maior. A linha de montagem de Puebla fabricará não só o novo Golf como uma nova perua baseada no modelo e outros carros que usam a arquitetura MQB. O grupo alemão também passará a produzir no México os motores TSI, com turbo e injeção direta, e que serão usados também pela Audi, cuja fábrica começará a funcionar em 2016 na cidade de San José Chiapa.

15 anos de produção

Enquanto isso, no Brasil a Volkswagen comemora os 15 anos de funcionamento da fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. A unidade surgiu em 1999 para produzir o Golf e o primeiro A3, da Audi. Mais tarde, recebeu a linha de montagem do Fox e da perua SpaceFox. Agora, a montadora anuncia que as instalações começaram a ser adaptadas para acomodar a produção do novo Golf.

Assim como no México, a planta brasileira passará a produzir modelos da plataforma MQB. Num primeiro, além do Golf, sairão da fábrica os modelos A3 Sedan, Q3 e possivelmente a nova geração do Tiguan, mas acredita-se que modelos inéditos surjam em breve para ampliar o trabalho da unidade. A expectativa é que os primeiros Golf saiam da linha de montagem paranaense em 2015.