Audi fabricará o A3 Sedan e o Q3 no Brasil em 2015

Marca de luxo voltará a ter linha de montagem em São José dos Pinhais, PR, onde produziu o primeiro A3 entre 1999 e 2006. Investimento será de 150 milhões de euros

Audi Q3 | Imagem: Audi

A Audi anunciou nesta terça-feira, 17, que voltará a produzir automóveis no Brasil. A marca de luxo pertencente à Volkswagen confirmou investimento de 150 milhões de euros para produzir em São José dos Pinhais dois novos modelos, o A3 Sedan e o crossover Q3.

A nova linha de montagem começará a funcionar no 2º semestre de 2015 com o sedã do A3, que está prestes a chegar ao Brasil como importado. Meses depois, no início de 2015, será a vez do Q3 entrar em produção. A meta é ter de 30% a 35% de conteúdo já no início da produção, anunciou Rupert Stadler, presidente mundial da Audi, que veio ao País para explicar os planos da marca à presidente Dilma Rousseff.

Motor 1.4 flex

O investimento da Audi no Brasil segue assim a mesma estratégia adotada pelas rivais BMW e Mercedes-Benz. A primeira começará a construir uma fábrica na cidade de Araquari, no norte de Santa Catarina, em outubro, mas ainda não revelou quais modelos fará nela. Já a Mercedes confirmou que terá uma nova unidade no País, porém, decide se a erguerá em Santa Catarina ou São Paulo. O primeiro veículo a ser feito no Brasil será o crossover GLA.

No caso do Audi, há uma importante diferença em relação a elas. A marca já tem uma fábrica pronta, que será ampliada para receber a nova linha de montagem, com capacidade para 26 mil carros por ano. É esperada para os próximos dias o anúncio da Volkswagen em relação a produção do novo Golf no Brasil. Como utilizam a mesma base, A3, Q3 e Golf devem reeditar a produção conjunta que as duas fabricantes tiveram entre 1999 e 2006.

Sinal que o Golf está nos planos é que o grupo terá uma versão flex do motor 1.4 TFSI, com turbo e injeção direta. Stadler diz que o Brasil sempre foi um sonho para ele, que é casado com uma brasileira e viveu 10 anos no país: “estou muito feliz em ser o padrinho de nosso projeto para o Brasil”.

Modelos

A Audi optou por um best-seller e uma promessa para serem os dois novos nacionais da marca. O Q3 estreou no Brasil este ano e assumiu a liderança de vendas dentro do portfólio da empresa. Misto de jipe e perua, o Q3 é uma espécie de EcoSport de luxo e briga diretamente com o X1, da BMW, e futuramente com o GLA, da Mercedes. Já o A3 Sedan é um projeto inédito na Audi. Até então, o menor sedã da marca era o A4, que cresceu nos últimos anos e ficou muito sofisticado. A saída foi desenvolver uma versão sedã do A3 que estreia mundialmente nos próximos meses. O modelo deve ser uma opção mais esportiva e potente para os compradores de Civic e Corolla.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!