Novo Golf R será ''esportivo de verdade''

Executivo da divisão de performance da Volkswagen afirma que o próximo Golf R não será eletrificado
Volkswagen Golf GTI 2021

Volkswagen Golf GTI 2021 | Imagem: Divulgação

Depois de a Volkswagen apresentar a oitava geração do Golf e o seu trio de esportivos (GTI, GTE e GTD), ainda faltava a marca se posicionar a respeito do próximo Golf R, a versão mais rápida e potente do hatch médio da marca alemã e que ainda não deu as caras nessa nova geração.

Para quem estava preocupado com o futuro dos esportivos com motores a combustão, principalmente após a Peugeot dizer que o próximo 208 GTI deverá ser elétrico, podem ficar mais calmos. Em entrevista ao site Motor Trend, Jost Capisto, chefe da divisão R da VW, afirmou “que o carro recebeu várias pequenas atualizações, mas continuará sendo esportivo de verdade. Como o volume de vendas do Golf R é relativamente baixo, também não temos condições de instalar um sistema híbrido no carro”.

O novo Touareg R, por exemplo, além do volume maior de vendas, ainda compartilha componentes com modelos como o Bentley Bentayga híbrido, o que viabiliza a instalação de sistemas eletrificados de propulsão no utilitário esportivo e não no hatch médio.

Além disso, o novo VW Golf R também deverá permanecer oferecendo tração integral de série, ao contrário dos modelos da linha GT, de tração dianteira. Para a versão mais esportiva da oitava geração do Golf, o motor a ser utilizado será o mesmo 2.0 turbo de quatro cilindros do Golf R de sétima geração, entregando 290 cv. O câmbio automatizado de dupla embreagem DSG com sete marchas marcará presença, mas a VW não confirma se a opção de transmissão manual de seis velocidades será oferecida.

Volkswagen Golf 2020
Volkswagen Golf 2020
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!