Novo Troller T4 é flagrado antes do lançamento

Nova geração do jipe brasileiro terá motor e mecânica da Ranger e chega ao mercado depois da Copa

Novo jipe da Troller será bem parecido com conceito TR-X | Imagem: Troller Faceclube

Já faz tempo que a Troller ensaia o lançamento do sucessor do seu jipe T4. A marca, hoje pertencente à Ford, mostrou um conceito no Salão do Automóvel de 2012, o TRX, mas desde então nada de termos um novo veículo. Agora essa situação deve chegar a um desfecho com o lançamento logo após a Copa do novo T4.

Prova disso é que um exemplar de testes foi flagrado dentro de um galpão e teve a foto divulgada numa comunidade de donos de Troller no Facebook. O exemplar, com pintura clara, é praticamente idêntico ao conceito TRX, o que mostra que o projeto foi aprovado.

O novo T4, embora lembre o anterior, terá carroceria e mecânica totalmente novas. A carroceria, por exemplo, usa fibra de vidro mas num  processo mais sofisticado. A suspensão dianteira passará a ser independente na frente e manterá o eixo rígido atrás.

Troller TR-X Concept
Divulgação

O novo Troller T4 deve ficar bem parecido com o conceito TR-X

A Ranger será a base para as principais mudanças no jipe. Chassi, transmissão e motor foram trazidos da picape para facilitar a produção e o pós-venda. Por isso o novo T4 terá câmbio manual de seis marchas e motor 3.2 turbodiesel de 200 cv de potência, além de tração 4x4 de acionamento eletrônico.

Por dentro, o Troller ganhará mais elementos comuns com outros Ford, incluindo até central multimídia Sync. O acabamento também deve evoluir bastante, com menos ruído interno e mais qualidade nos materiais, apesar do público-alvo não ter tanta preocupação com isso.

Mercado restrito

Talvez a demora em lançar um novo T4 possa ter a ver com seu potencial de vendas, que é baixo. Nos últimos anos, a Ford suou para vender pouco mais de mil unidades do modelo. Mesmo que o novo jipe agrade mais pessoas, é difícil imaginar uma demanda muito maior do que 300 unidades por mês, o que ainda é uma produção relativamente baixa. O preço, inclusive, deve se situar acima de R$ 100 mil – o atual custa cerca de R$ 97 mil.