Projeto 363: SUV da Fiat está mais para Nivus do que Renegade

Série que mostra a criação do Progetto 363 pode ter antecipado a silhueta da novidade
Imagem antecipando a possível silhueta do projeto 363 da Fiat

Imagem antecipando a possível silhueta do projeto 363 da Fiat | Imagem: Divulgação

O novo SUV compacto da Fiat está começando a ser desvendado pela marca. Desde o anúncio de que o vencedor do BBB 21 seria premiado com uma unidade do modelo, a novidade já foi provisoriamente batizada de “Progetto Fiat 363” e a montadora vem lançando uma série de vídeos sobre o seu desenvolvimento.

No mais recente, a Fiat convidou a lutadora de MMA, Amanda Ribas, para visitar o centro de segurança da marca em Betim (MG) e falar sobre a segurança do Progetto 363. Enquanto as imagens mostram mais os modelos já existentes da marca, como o Cronos e a Toro, em um trecho é possível ver de relance o novo SUV em uma tela. A imagem mostra uma simulação de crash-test virtual e pode-se notar alguns detalhes da novidade.

É perceptível que o 363 é mais alto que o Argo, modelo que deve servir de base para o SUV. No entanto, as proporções de comprimento e entre-eixos parecem similares, o que leva a crer que o modelo inédito está muito mais próximo de um VW Nivus do que de um SUV compacto propriamente dito como é o caso do Jeep Renegade, por exemplo.

A novidade da Fiat está prevista para estrear no segundo semestre deste ano e também deverá contar com o novo motor 1.0 turbo com injeção direta em seu leque de opções. O propulsor deve ser aplicado nas versões de entrada e deverá trabalhar em conjunto com uma caixa automática CVT.

Em entrevista recente com a cobertura do AUTOO, Herlander Zola, diretor da Fiat Brasil, revelou que o Progetto 363 terá como referência de preço “as faixas mais baixas” dos SUVs compactos atuais. Sendo assim, a novidade baseada no Argo deve ter valores variando entre R$ 85 mil e R$ 100 mil. Dessa forma, o modelo não seria uma ameaça ao Jeep Renegade.