Novas gerações de Sandero e Logan serão reveladas em breve na Europa

Modelos, comercializados como produtos da Dacia no Velho Continente, devem ter o lançamento ocorrendo em breve
Renault Dacia Stepway teaser nova geração

Renault Dacia Stepway teaser nova geração | Imagem: Divulgação

Para os que ainda não sabem, tanto o Logan quanto o Sandero são produtos desenvolvidos inicialmente pela Dacia, subsidiária de baixo custo da Renault que ainda oferece também o Stepway. E foi por meio da marca romena que surgiram os primeiros teasers antecipando como devem ficar as novas gerações para os três modelos que serão comercializados na Europa. A marca ainda não deu uma data, mas o lançamento “deve ocorrer em breve”.

Chegando à terceira geração, o trio deixará de usar pela primeira vez a plataforma B0 em favor da arquitetura modular - mais moderna - CMF-B. Apesar de ser o mesmo chassi do Renault Clio do Velho Continente, são aguardadas simplificações na plataforma devido à proposta de baixo custo dos modelos da Dacia por lá.

Enquanto alguns flagras já mostraram Logan e Sandero rodando em testes nas respectivas carrocerias definitivas, ainda sob camuflagens, as imagens divulgadas pela Dacia mostram um pouco da silhueta dos carros, principalmente que as suas proporções devem ficar maiores do que é visto nos modelos atuais.

A mecânica ainda é um mistério. Mas, usando a CMF-B, Logan, Sandero e Stepway estariam aptos a usar uma série de propulsores da Renault, incluindo os do Clio. Entre eles está o 1.3 turbo a gasolina desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz e que deve estrear no Brasil em breve com os Renault Duster e Captur. Motores 1.0 tricilíndricos e uma opção a diesel também estão cotados.

Para o Brasil, porém, a nova geração deve demorar mais para chegar. O trio de modelos vendido pela Renault passou por uma reestilização em nosso mercado há cerca de um ano, o que deu fôlego a atual plataforma para permanecer relevante por um pouco mais de tempo por aqui. Assim, dificilmente os novos Logan, Sandero e Stepway aparecerão em nosso país antes de 2022.

Renault Dacia sandero teaser nova geração
Teaser da nova geração do Sandero
Imagem: Divulgação