Opinião: novo Renault Talisman sintetiza a evolução dos carros franceses na Europa

Uma pena, contudo, que modelos mais caros dessas marcas não chegam ao Brasil
Renault Talisman

Renault Talisman | Imagem: Divulgação

Ainda na década de 1990, em modelos como a linha Mégane e incluindo aí a minivan Scénic, podemos dizer que ainda experienciávamos aqui no Brasil e modelos com a cara da Renault propriamente dita. Avançando pelos anos 2000, as necessidades econômicas e de custos de projeto mais baixos fizeram a marca francesa voltar-se para a subsidiária romena Dacia como a solução para oferecer carros mais acessíveis em nosso país e seguir competitiva no mercado. Foi a partir daí que a linha nacional da Renault, com destaque para Logan, Duster e Sandero, descolou-se da gama francesa propriamente dita.

Muito se diz que a Renault vai adotar uma nova estratégia global e resgatará os produtos com a sua chancela nos principais mercados onde atua, o que afeta, é claro, o Brasil. Tudo isso, entretanto, é algo que precisaremos acompanhar no médio prazo, uma vez que o maior volume de vendas da marcas hoje em dia ainda recai para o trio romeno.

Caso, de fato, a Renault volte a operar com o seu toque francês legítimo aqui no Brasil as perspectivas são animadoras. O novo Talisman, por exemplo, é um modelo que deixa claro o alto nível que a marca alcançou – bem como as conterrâneas de modo geral – em seus projetos.

O sedan grande acaba de estrear um facelift na Europa, o qual chegará ao mercado em junho, e com ele o Talisman inaugura também uma série de inovações. Começando pela dianteira, o modelo ganhou a assinatura visual no formato em “C” que tornou-se a referência entre os carros mais modernos da marca. No caso do Talisman, o conjunto de iluminação dianteira traz o sistema de iluminação LED Matrix. Como a Renault explica, o sistema de iluminação adaptativo oferece um nível de iluminação 50% maior que um farol de LED convencional (ainda considerados bastante avançados hoje em dia). A tecnologia LED Matrix proporciona um alcance de visão de 220 m, um avanço considerável em relação aos 175 m que podem alcançar os faróis de LED convencionais.

Pode dentro, o Talisman também mostra todo o potencial dos carros mais recentes da Renault na Europa ao entregar um sistema de som com 13 alto-falantes Bose gerenciados por uma central multimídia de 9,3”. O modelo ainda conta com painel digital de 10,2”.

Indo mais além, o novo Talisman 2021 traz alguns assistentes condução tão avançados que já conferem ao sedan um nível de automação L2. Um dos destaques vai para o piloto automático adaptativo, que atua em conjunto com o Lane Centering Assistance e permite que o carro trafegue por rodovias, incluindo aí curvas mais fechadas, pedindo apenas o acompanhamento do motorista. O recurso funciona entre 0 e 160 km/h e pode atuar também em congestionamentos.

Ainda no campo dos recursos mais sofisticados, o alerta de colisão presente no Talisman 2021 também detecta a presença de ciclistas e pedestres, atuando de forma automática nos freios para evitar acidentes. Outro ponto que merece destaque no novo Talisman é o sistema 4Control, que realiza o esterçamento ativo das quatro rodas do sedan para aprimorar a estabilidade e controle direcional do sedan, recurso encontrado geralmente em modelos de marcas premium.

Com tudo o que foi visto para o Talisman até agora, fica claro como os modelos não só da Renault como também os da Peugeot-Citroën evoluíram ao longo dos últimos anos em todos os segmentos, incluindo compactos como o Clio. A iniciativa da Peugeot de fabricar na Argentina a nova geração do 208 para os mercados da região pode ser um sopro de boas novas e mais investimentos dessas marcas por aqui, acompanhando a predileção dos brasileiros por modelos mais seguros, conectados e eficientes. Talvez ainda não seja viável contarmos com um modelo tão sofisticado como o Renault Talisman na América do Sul (lembrando que a marca sequer conseguiu viabilizar a importação do Koleos ao Brasil), porém mostra uma iniciativa das francesas de, ao menos, oferecer produtos melhores, mais modernos e avançados também por aqui.

Renault Talisman
Renault Talisman
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!