Os carros de Xangai que vêm para o Brasil

Marcas presentes no mercado nacional mostram no Salão suas próximas novidades

Salão de Xangai entra na rota do Brasil | Imagem: newspress

China e Brasil são tão distantes entre si quanto completamente diferentes sob vários pontos de vista, que vão dos costumes a culinária. Os dois países, entretanto, estão criando afinidade no campo automobilístico, com montadoras chinesas cada vez mais interessadas em se aventurar no mercado brasileiro. O Salão de Xangai de 2013 tem uma série de novos automóveis de “olhos puxados” que vêm para o País.

As novidades se fazem presentes nas categorias de sedãs, compactos e até SUVs. Veja abaixo o que as fabricantes chinesas preparam para o público brasileiro.

JAC Motors

A JAC não foi a primeira marca chinesa a desembarcar no Brasil, mas hoje é a montadora vinda do gigante país no Oriente com maior presença no mercado nacional. Em Xangai a marca mostra os novos modelos S5 e os sedã A20 e A30, todos já confirmados para o País. O primeiro, um SUV, é uma cópia visual do Hyundai ix35 e o porte também é semelhante. Apesar do deslize do plágio, o modelo foi apresentado na China com recursos avançados, como o motor 1.5 GDI, com turbo e injeção direta de gasolina. Pelo que a marca já adiantou, o S5 chega ao País no início de 2014.

Já os sedãs A20 e A30, que têm chegada ao Brasil programada para o final de 2014, serão importantes produtos da JAC no mercado nacional. O primeiro é cotado como a próxima geração do J3 Turin, e pode ser o modelo brasileiro, embora há quem diga que a montadora está projetando um carro excluviso para nós. Já o segundo será rebatizado como J4 e ficará posicionado entre o J3 e o J5. Os dois devem chegar já com sistema flex para funcionarem com gasolina ou etanol.

Chery Automobile

A segunda montadora chinesa com maior presença no Brasil também tem novidades para o mercado nacional. A Chery apresentou em Xangai a nova geração do QQ, um dos carros chineses mais emblemáticos. Com visual reformulado e um novo motor 1.0 com apenas três cilindros, o novo QQ deve chegar ao Brasil em meados de 2014. Não só isso, a presidência da marca no País, já adiantou que o carro será produzido em Jacareí (SP) a partir de 2015 – a planta tem prazo de conclusão para o final deste ano.

Lifan

A montadora chinesa conhecida por fazer o carro que imita o MINI Cooper, o 320, não faz mais isso. A evolução do compacto, renomeado como 330, agora é uma cópia do Fiat 500L. O carro ganhou faróis mais redondos e a grade frontal afunilada, como no modelo da marca italiana. A Lifan também reformulou o sedã 620, que era “inspirado” no Toyota Corolla da geração passada. Na nova versão, chamada 630, o carro ganhou identidade próxima. Esses dois carros também devem desembarcar no Brasil em 2014.

Outro produto da marca exposto em Xangai e quem vem para o mercado brasileiro é o SUV X60. Esse veículo, diferentemente dos modelos compactos, vem para o Brasil já neste ano. A apresentação do modelo para a imprensa brasileira está marcado para maio.

Geely

A Geely ainda não chegou ao Brasil, mas já está com as malas prontas. A marca chinesa será representada no Brasil pelo Grupo Gandini, o mesmo que traz os carros da coreana Kia Motors. Em Xangai, a marca expôs o Panda, que no mercado nacional levará o nome LC e sua estreia está programada para acontecer em novembro deste ano. O veículo, que será montado no Uruguai, tem motor 1.0 e vem com uma vasta lista de itens de série, que inclui equipamentos de segurança, conforto e entretenimento. Seu preço já foi até definido: R$ 35.000.

MG

A Morris Garage, que um dia já foi inglesa, é outra marca chinesa com uma novidade em Xangai que interessa ao Brasil. A marca apresentou no evento o novo MG3, um compacto premium para brigar com carros como MINI Cooper, Fiat 500 e Audi A1. Quando a marca sino-britânica chegou ao mercado nacional logo anunciou uma batelada de lançamentos, inclusive do carrinho, mas nenhum deles se concretizou. Procurada pelo AUTOO, a montadora afirmou ainda não saber se o carro vem para o País, apesar de tê-lo anunciado em 2011.