Pensa em comprar um SUV agora? É bom aguardar alguns meses...

No segmento dos compactos, VW e Citroën chegarão com novidades bem interessantes
Citroën C4 Cactus 2018

Citroën C4 Cactus 2018 | Imagem: Divulgação

Entre este semestre e o começo de 2019, Citroën e a Volkswagen passam a colocar no mercado novidades bem interessantes no segmento dos SUVs compactos, categoria que está arrebatando cada vez mais consumidores por aqui e merece uma atenção cada vez maior das fabricantes. Mas por que é interessante esperar por esses novatos?

Citroën C4 Cactus e Volkswagen T-Cross serão lançamentos muito importantes para as duas marcas. O modelo francês será um sopro de vitalidade na linha Citroën, que carece de investimentos em produtos mais modernos na América do Sul. Não sem razão, o próprio C4 Cactus é apontado até mesmo dentro da Citroën como um dos lançamentos mais importantes que a marca vai promover em nosso país.

Será interessante ter um modelo como o C4 Cactus na categoria em especial se ele for fiel às origens, uma vez que sempre podemos esperar dos modelos com essa procedência um bom nível de acabamento e algumas soluções estéticas e de design diferenciadas, que conferem um pouco mais de originalidade aos automóveis franceses.

Um ponto em comum ao Citroën C4 Cactus e agora ao Volkswagen T-Cross como descobrimos nesta semana, será o bom nível de seus conjuntos mecânicos. A Citroën colocará sob o capô do modelo o competente motor 1.6 THP flex. Na mesma linha de motores com turbo e injeção direta, o T-Cross terá as opções 1.0 e 1.4, ambos com a “grife” TSI estampada no logotipo.

É interessante essa movimentação e a correta leitura de mercado que Volkswagem e Citroën realizam, uma vez que mesmo modelos bem-sucedidos como é o caso do Hyundai Creta dificilmente conseguem uma nota 10 quando o assunto é propulsão. No caso do Hyundai, seu motor 1.6 16V, por exemplo, exagera no consumo e fica devendo em desempenho. O 2.0 16V do Creta, por sua vez, permite uma tocada mais animada, mas também exige mais paradas no posto de combustível. O Nissan Kicks, por sua vez, é um modelo extremamente racional e com ótimas médias de consumo, mas muitos consumidores do segmento gostariam de um pouco mais do que seus 114 cv de potência e 15,5 kgfm de torque.

No caso do Citroën C4 Cactus, já está confirmado que seu 1.6 THP flex entregará até 173 cv e 24,4 kgfm com etanol. Já o T-Cross 1.4 TSI, se levarmos em conta a calibração do Tiguan Allspace Comfortline, podemos esperar potência e torque na casa de 150 cv e 25,5 kgfm, portando 10 kgfm a mais que o Kicks, uma diferença notável. Se você acha isso pouco, saiba que esse valor é praticamente o torque que um carro 1.0 tricilíndrico moderno entrega hoje em dia. Portanto, C4 Cactur e Volkswagen T-Cross nos agraciarão com motores extremamente eficientes, algo que não vemos com muita frequência no segmento.

Outro ponto em que T-Cross e C4 Cactus também prometem elevar dentro do segmento vai para os assistentes de condução e no nível de tecnologia e eletrônica embarcada em cada um.

Possivelmente eles serão equipamentos destinados apenas às versões topo de linha de cada um deles ou comercializados em pacotes específicos, mas no C4 Cactus, por exemplo, teremos funções como o sistema de frenagem automática e alerta de colisão, aviso de mudança involuntária de faixa e monitoramento da atenção do motorista. O T-Cross, por sua vez, terá em seu catálogo o assistente de estacionamento de terceira geração, um recurso muito prático para quem vive estacionamento na rua e quer um pouco de alívio na hora das manobras. O VW ainda terá faróis full-LED e o seletor do modo de condução, que ajusta as respostas do carro entre os modos esportivo, econômico, dentre outros.

Parte desses recursos você já consegue encontrar em modelos da categoria como o já citado Nissan Kicks. Em sua versão topo de linha SL com o “pack tech”, tabelada em R$ 98.890, o modelo conta com o alerta de colisão com o assistente de frenagem automática. Por falar no Kicks, a possibilidade de teto com pintura diferenciada em relação ao restante da carroceria é algo que o T-Cross deverá apostar, oferecendo também essa possibilidade de personalização aos clientes.

A previsão é que o Citroën C4 Cactus seja lançado e chegue ao mercado ainda neste semestre. O Volkswagen T-Cross, que terá uma versão especial para nossa região diferente do europeu, muito provavelmente deverá ao menos ser exibido no Salão de São Paulo neste ano, com o início das vendas ocorrendo já no começo de 2019.

Por tudo isso, se você tem um pouco de paciência, vale a pena aguardar mais alguns meses para conferirmos de perto as novidades que Citroën e Volkswagen preparam para nosso mercado. Certamente eles terão tudo para se tornar as novas referências no segmento.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Choque de elétricos baratos

Choque de elétricos baratos

BYD Dolphin Mini ou Kwid E-Tech, quem leva a melhor nos modelos a bateria?
Aviação
Embraer estuda jato rival do Boeing 737 e do Airbus A320

Embraer estuda jato rival do Boeing 737 e do Airbus A320

Afirmação foi feita por fontes de um importante jornal dos EUA. Entenda
MOTOO
5 motos 0km para comprar na faixa dos R$ 20 mil

5 motos 0km para comprar na faixa dos R$ 20 mil

Confira opções de modelos interessantes de Honda, Yamaha, Royal Enfield, Bajaj e Dafra