Picape Ford Maverick chega ao Brasil em 2022, afirma presidente

Rival da Toro e da nova Montana está entre os lançamentos prometidos pelo novo chefe da marca, Daniel Justo
Ford Maverick 2022

Ford Maverick 2022 | Imagem: Divulgação

Um dos produtos da nova fase da marca, a picape Maverick será lançada no Brasil em 2022, confirmou o presidente da Ford, Daniel Justo.

Baseada no SUV Bronco Sport, a nova picape tem porte semelhante à Fiat Toro e a futura Chevrolet Montana, ainda inédita. O executivo paulista, que assumiu o comando da subsidiária brasileira em maio, afirmou em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, que o momento de lançamento da Maverick está sendo estudado: "ainda estamos trabalhando no timing. Já são mais de 100 mil reservas nos Estados Unidos”, disse.

Justo revelou também que a Maverick passou por testes no Brasil e que impressionou pela sua capacidade.

A Maverick, assim como o Bronco Sport, é produzida no México, o que facilita sua importação para o Brasil, já que existe o acordo de isenção de tarifas. Ainda assim, ela dificilmente terá volume de unidades capaz de disputar espaço com Fiat e Chevrolet, cujos modelos são e serão produzidos em nosso país.

Ford Maverick 2022
Ford Maverick 2022
Imagem: Divulgação

Fim da importação do SUV Edge

Após anunciar em janeiro o fim da produção de veículos no Brasil, o que vitimou os compactos Ka e EcoSport, a Ford está evoluindo para um modelo de negócios que prioriza SUVs e picapes, onde a marca é forte, explicou Justo. O executivo negou que existam planos a curto prazo para retomar o lançamento de hatches e sedãs e descartou qualquer parceria para produção nacional.

Por outro lado, o SUV Edge, que estava no mercado desde 2007, deixou de aparecer em seu site nos últimos dias, reduzindo o portfólio para apenas quatro modelos – Ranger, Territory, Bronco Sport e o Mustang Mach 1.

A lista de produtos deve voltar a crescer até o final do ano com a volta do utilitário Transit, que será produzido no Uruguai em parceria com a Nordex. A Ford aposta na conectividade e em serviços aos seus clientes para tentar reconquistá-los após oferecer a van por um curto período de tempo anos atrás.

Ford Edge ST
Ford Edge: fim da carreira do SUV no Brasil
Imagem: Divulgação

Apesar da má impressão deixada nos consumidores, a ponto de precisar desmentir que a Ford sairá do Brasil, o novo presidente afirmou que a montadora possui um grande estoque de peças para os modelos descontinuados e acordos para manter o suprimento de pós-venda para a enorme frota de Ka e EcoSport, entre outros.

A empresa manteve cerca de 2 mil funcionários no Brasil, boa parte envolvidos com o centro de desenvolvimento em Camaçari (BA) e com a área de testes em Tatuí (SP), mas que têm como missão projetos de inovação em software.

Já quanto à Troller, marca brasileira de jipes, Daniel Justo confirmou que a Ford não abrirá mão da propriedade intelectual após encerrar a produção no final deste ano. Mas o brasileiro não quis dizer o que a gigante norte-americana pretende fazer com ela no futuro.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa