Picapes para a cidade: qual é a melhor escolha entre Ranger Black e Toro Ultra?

Com caçambas que viram ''porta-malas'', modelos na faixa de R$ 180 mil focam em público específico
Ford Ranger Black e Fiat Toro Ultra

Ford Ranger Black e Fiat Toro Ultra | Imagem: Divulgação/César Tizo

Escolha em que o lado emocional muitas vezes supera o racional, a compra de um automóvel está longe de ser algo simples. Quando falamos sobre picapes, elas certamente não figuram como as primeiras opções quando pensamos em um carro urbano. Quase sempre maiores do que muitos carros de passeio, elas são veículos que exigem paciência na hora de manobrar e atenção ao trafegar por ruas mais estreitas. Contudo, por conta da proposta mais robusta inerente à categoria, as picapes despertam um certo fascínio em muitos consumidores, estejam eles no campo ou na cidade. Afinal, é algo comum nos deparamos com picapes médias nas garagens de shoppings e supermercados do país. 

Se existe demanda do público que reside nas cidades por picapes de maior porte, é natural que as montadoras invistam em soluções para conquistar esse cliente. Nos últimos meses, duas excelentes versões da Fiat Toro e da Ford Ranger chegaram ao mercado trazendo ótimos recursos para quem não abre mão de uma picape e tem na cidade o seu habitat. 

No caso da Fiat Toro, estamos falando da versão Ultra, que chegou ao mercado em dezembro de 2019 como um dos destaques da linha 2020 do modelo. Seu grande diferencial reside na cobertura rígida da caçamba, chamada Dynamic Cover pela Fiat. Desenvolvida pela Mopar, a peça oferece proteção conta poeira e água, permite abertura de 40º auxiliada por amortecedores laterais e ainda pode ser retirada caso seja necessário transportar cargas de maior tamanho. Também é possível colocar até 100 kg de carga sobre a Dynamic Cover. Com isso, temos na Toro Ultra um “porta-malas” declarado pela Fiat de 937 litros, algo que nenhum SUV compacto ou médio é capaz de oferecer. 

Já no mês passado, a Ford trouxe para o segmento a Ranger Black, que, entre outros destaques, inaugurou um interessante acessório desenvolvido com um fornecedor local, que converte a caçamba em porta-malas de uma forma ainda mais sofisticada do que encontramos na Toro Ultra. 

No caso da Ranger Black, a cobertura rígida é retrátil e conta com abertura e fechamento por meio de um mecanismo elétrico acionado via controle remoto. 

Muito bem projetada, a cobertura mostrou-se extremamente fácil de operar em nossa avaliação e oferece um ajuste preciso. Caso tenha que transportar algum objeto mais alto na caçamba, é possível regular a área da caçamba que ficará exposta. A Ford destaca que a novidade garante proteção completa contra água e poeira e, por conta do porte superior da Ranger, o “porta-malas”, no caso, alcança 1.180 litros de capacidade. O sistema de fechamento do compartimento de cargas poderá ser aplicado em outras versões da picape e terá custo aproximado entre R$ 7.500 e R$ 8.000, informou a fabricante na época do lançamento. 

 

Vale destacar outras ótimas soluções que tanto a Ford quanto a Fiat oferecem para maximizar a praticidade no uso da Ranger Black e da Toro Ultra, realçando o uso dessas picapes como ótimos veículos para atividades de lazer. 

A Toro Ultra avaliada por nós contava com uma interessante bolsa para caçamba com abertura vertical, que pode ser adquirida nas concessionárias e ajuda a deixar as bagagens ainda mais protegidas contra intempéries. Para a Ranger, por sua vez, a Ford preparou outro acessório, no caso uma tela porta-objetos que pode ser colocada junto à tampa da caçamba, que facilita muito o transporte de objetos menores, como sacolas de supermercado, evitando que eles fiquem soltos no compartimento. 

De fato, se você está disposto a lidar com o tamanho maior de um utilitário como a Ranger ou a Toro, as duas picapes na versões avaliadas aqui estão suficientemente preparadas para tornar a relação diária com o veículo bem mais amigável. 

Em comum, tanto a Ranger Black quanto a Toro Ultra apostam em motorizações turbodiesel, no caso a Ford selecionando o 2.2 de 160 cv e 39,2 kgfm de torque associado ao câmbio automático de 6 marchas. Pela orientação mais urbana da Ranger Black, a picape traz apenas tração traseira, opção que ajudou a reduzir o peso da picape e colaborou para um acerto mais confortável da suspensão. 

Segundo a Ford, as médias de consumo oficiais da Ranger Black ficam em 9,5 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada. A Toro Ultra, por sua vez, é movida pelo 2.0 com 170 cv e 35,7 kgfm. Ele trabalha em conjunto com a transmissão automática de 9 marchas e a Toro Ultra conta com tração integral. De acordo com a Fiat, sua picape entrega médias de 9,9 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10 segundos (a Ford não declara o tempo para a Ranger). As duas picapes conseguem transportar uma tonelada de carga na caçamba. 

Importante salientar que a Fiat deverá promover algumas melhorias técnicas no 2.0 turbodiesel aplicado na Toro a partir da linha 2022. Também aplicado nos modelos nacionais da Jeep, o motor deverá ter a potência ampliada para a casa dos 200 cv, portanto, caso a Toro Ultra seja a sua escolha, talvez seja interessante aguardar a renovação da picape compacta-média. 

Em termos de preço e custo-benefício, a Ranger Black estreou tabelada em R$ 179.900 e traz um nível de equipamentos condizente com sua proposta. Figuram na nova versão 7 airbags, controles de tração e estabilidade, sensor de estacionamento, câmera de ré, central multimídia com serviços de telemática operados pelo aplicativo FordPass, bancos com revestimento de couro, ar-condicionado automático digital, estribos laterais e o diferencial do acabamento all black. 

A Toro Ultra, por sua vez, atua em uma faixa de preço parecida (R$ 183.790), trazendo alguns equipamentos adicionais em relação à Ranger Black, tais como o sistema de chave presencial, banco do motorista com ajuste elétrico, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis. 

 

Entre as duas, qual escolher? 

Antes de um veredito entre Ranger Black e Toro Ultra, talvez seja interessante abrirmos um parêntese para mencionarmos a Fiat Strada. Com o advento da nova geração, a picape oferece um tamanho bem mais adequado para quem vai rodar todo o dia na cidade e conta com uma caçamba suficiente até mesmo para o uso profissional. A nova Strada cabine dupla evoluiu notavelmente e agora conta com 4 portas e espaço efetivo para 5 adultos. Não por acaso, o modelo está colecionando números de vendas cada vez maiores. 

Partindo para os dois modelos que foram tema de nossa pauta, se você não abre mão de uma picape de maior porte mesmo para rodar na cidade, a Fiat Toro Ultra entrega um conjunto mais condizente com este tipo de uso, começando até mesmo pela sua estrutura. 

Com carroceria monobloco e suspensão multibraço para as rodas traseiras, a Toro inegavelmente oferece um rodar muito mais confortável se comparada a uma picape média com carroceria sobre chassi como é o caso da Ranger. Graças à dinâmica idêntica ao de um carro de passeio, a Toro tem uma dirigibilidade mais amigável no dia a dia, algo importante se a ideia é trafegar em um grande centro urbano. Além disso, com 4,91 m de comprimento contra 5,35 m da Ranger Black, a Toro é um pouco mais fácil de manobrar e estacionar nas vagas de garagem cada vez mais apertadas. A diferença em termos de capacidade volumétrica das duas caçambas, o que mais importa aqui, também não é algo gritante. 

Por fim, considerando que estamos falando de duas picapes em uma faixa de preço semelhante, conta pontos a favor da Toro Ultra a presença do sistema de tração integral, algo que aprimora consideravelmente a segurança ativa em qualquer veículo. A picape da Fiat também mostra-se mais eficiente graças ao câmbio automático com maior número de relações e promete se destacar ainda mais nesse quesito com as melhorias que serão aplicadas na linha 2022. Logo, se você é fã de picapes e quer um modelo de maior porte para usar todo dia, a Toro Ultra surge como uma ótima escolha. De quebra, você ainda levará um excelente “porta-malas”.

Ford Ranger Black e Fiat Toro Ultra

Ford Ranger Black e Fiat Toro Ultra