Próxima geração do Honda Civic deve ter estreia global até o fim de 2021

Novidade será 11ª atualização completa do tradicional modelo da Honda
Honda Civic 2017

Honda Civic 2017 | Imagem: Divulgação

Honda Civic e Toyota Corolla travam um interessante duelo pela preferência do público nos mais diferentes países onde atuam, quase sempre liderando as vendas nos segmentos onde atuam. Aqui no Brasil não é diferente e os dois modelos sempre contaram com uma notável aceitação entre os sedans de médio porte.

Por conta disso, tudo o que envolve os dois modelos é sempre relevante e merece nossa atenção.

A notícia importante que chega da Europa nesta semana diz respeito a um flagra divulgado por vários sites locais que sinalizam claramente que a Honda já está em etapas avançadas do desenvolvimento da 11ª geração do Civic. Ela é esperada para estrear no fim do próximo ano, inaugurando a linha 2022 do Civic globalmente.

Honda Civic Type R 2020
Honda Civic Type R 2020
Imagem: Divulgação

Os europeus conseguiram captar uma unidade do novo Civic em sua variante mais esportiva Type R, a qual sinaliza um estilo para a carroceria bem próximo ao do modelo atual, porém, até onde os disfarces nos permitem constatar, a grade dianteira deverá ser maior, os faróis (de LED) estão mais agressivos e, de uma maneira geral, o futuro Civic Type R 2022 parece mais comprido e baixo. Tudo isso sinaliza que a Honda deverá seguir pelo caminho mais arrojado e evocando esportividade como observamos na presente geração do Civic.

Aqui no Brasil, onde apenas o sedan e a variante duas portas Si são comercializadas, ficou claro a partir da 10ª geração, lançada em nosso país em 2016, que o Civic abraçou uma proposta diferenciada para suas linhas. Basta notar a caída do teto mais pronunciada do sedan atual, que remete a um cupê 4 portas, além da altura bem mais baixa do modelo como um todo.

Seguir pelo caminho da ênfase na dinâmica parece algo natural envolvendo os futuros sedãs de porte intermediário em diante, sobretudo como uma estratégia para se diferenciar dos SUVs. Com isso, os três volumes seguirão como a alternativa para quem precisa de um carro com amplo espaço interno e bom porta-malas, mas não é tão ligado à posição de dirigir mais elevada dos utilitários esportivos.

Honda Civic Type R 2020
Honda Civic Type R 2020
Imagem: Divulgação

Um traço comum que deverá unir Corolla e Civic a partir da próxima geração do Honda deverá ser a eletrificação do conjunto mecânico. As marcas japonesas seguem firme em suas políticas de colocar no mercado carros menos poluentes e, assim como o novo Corolla em sua nova 12ª geração, o Civic também deverá oferecer mais opções de variantes híbridas ou híbridas plug-in, inclusive em suas configurações de alto desempenho.

No fim de 2019, o Civic brasileiro inaugurou um discreto facelift para sua linha 2020, o que deverá ser a última atualização para o modelo atualmente comercializado em nosso país. É provável que a 12ª geração do Civic seja produzida no Brasil a partir de 2022, esquentando ainda mais a disputa comercial com o Toyota Corolla. Ao manter a mesma proposta de olho na esportividade, porém com um conjunto mecânico mais eficiente, o novo Honda Civic deverá manter seu lugar de destaque na categoria. Vamos acompanhar.

Honda Civic 2020
Honda Civic 2020
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!