Quer um carro elétrico usado? Veja os cuidados e os modelos mais procurados

Vale a pena conferir dicas antes de embarcar na onda da tecnologia sustentável
Vendas de carros elétricos deixam a fase de forte alta e começa a se estabilizar e até diminuir em alguns casos

Vendas de carros elétricos deixam a fase de forte alta e começa a se estabilizar e até diminuir em alguns casos | Imagem: Divulgação

A procura por carros elétricos tem aumentado no Brasil e no mundo. Mas nem sempre é possível levar um modelo novo. Por isso, já começa a ficar aquecido o mercado de usados e seminovos elétricos, que podem ser uma boa opção para entrar no mundo da mobilidade elétrico sem precisar gastar muito. Porém, vale conferir algumas dicas e tomar certos cuidados antes da compra.

VEJA TAMBÉM:

Entre janeiro e dezembro de 2023, exatos 19.310 veículos elétricos (BEV) zero quilômetro foram vendidos no Brasil. O número representa alta impressionante de 56,2% se comparado com o mesmo período de 2022. Essa alta na procura pelos elétricos foi embalada pela entrada de novos players no mercado. De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), para 2024 a expectativa é de que as vendas desses veículos cresçam 60% em relação ao ano anterior. 

Segundo dados da plataforma de consulta veicular Olho no Carro, a busca por informações sobre carros 100% elétricos usados teve um crescimento de 167% em 2023, no comparativo com 2022. Já os modelos híbridos, apresentaram uma alta de 139% no mesmo período.

 As três marcas de elétricos mais pesquisadas foram: Volvo, Nissan e BYD. Com relação aos híbridos, as fabricantes que lideraram as buscas foram: Chery, BMW e Volvo. A empresa com o maior crescimento entre os elétricos usados foi a BYD, com 333%. 

O que verificar antes da compra

Estações e recarga no Brasil seguem em expansão. Hoje em dia são cerca de 3.200, segundo dados da ABVE
Estações de recarga no Brasil seguem em expansão. Hoje são cerca de 3.200, segundo dados da ABVE
Imagem: Reprodução

Para quem ainda não pode adquirir um modelo zero, é importante estar atento para os cuidados na hora de comprar um veículo elétrico seminovo. Pensando nisso, a mobility tech GreenV preparou algumas dicas para quem está em busca de um carro elétrico usado. Os principais itens a serem analisados são:

  • Estado de saúde da bateria: é o componente mais caro do veículo e, por isso, é importante verificar a sua capacidade de armazenamento de energia. A maioria dos fabricantes oferece garantia de 8 anos para a bateria.
     
  • Conectores e condições de recarga CA/CC: a recarga é um dos principais fatores a serem considerados na escolha de um carro elétrico. É importante verificar se o veículo possui os conectores necessários para a recarga rápida (CC) e lenta (CA).
     
  • Assoalho: a bateria do carro elétrico fica localizada no assoalho, por isso, é importante avaliar se há danos ou sinais de deformação.
     
  • Painel de instrumentos: o painel de instrumentos deve apresentar informações sobre a autonomia, o consumo de energia e o estado da bateria. 
     
  • Suspensão: a suspensão do carro elétrico é diferente da suspensão de um carro a combustão. É importante vistoriar se as molas e amortecedores estão em bom estado.
     

Além desses itens, a GreenV lembra que é primordial verificar se o carro passou pelas revisões periódicas e se possui a documentação em dia. Para uma garantia adicional, peça, na concessionária ou revendedora, um laudo detalhado sobre a saúde da bateria, muitos veículos permitem extrair essas informações por meio de scanners conectados à porta de diagnóstico OBD, utilizando adaptadores Bluetooth e aplicativos específicos para o modelo.

Além da análise técnica, um teste prático é essencial. Realizar uma condução em condições normais permite avaliar o consumo real da bateria. É indicado percorrer um trajeto variado, com algumas acelerações mais intensas e outras mais suaves. Se, ao final, o consumo de bateria estiver em linha com as expectativas do modelo, isso fortalece a confiança na saúde energética do veículo.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!