R$ 130 mil: Ford Del Rey "0 km" à venda é um dos mais novos do Brasil
Sedã fabricado em 1990 tem apenas 560 km e conta com o cobiçado motor AP 1800 da Volkswagen
A Ford tinha planos para aposentar o seu sedã mais luxuoso Galaxie/Landau com seus enormes motores V8. Mas qual modelo à altura poderia substituí-lo sem que o investimento saísse tão alto e fosse mais econômico? A solução veio de um projeto baseado no antigo Corcel, um sedã médio produzido pela filial brasileira de 1968 a 1986: o Del Rey.
VEJA TAMBÉM:
- Você compraria um Ford Taurus 95 quase 0 km que custa mais que um Toyota Corolla GLi novo?
- Preço de Polo: conheça o VW Jetta 2007 "0 km" à venda em loja de antigos de SC
Lançado em 1981, inicialmente veio em duas versões, a básica e a topo de linha Ouro que contava com itens de luxo como vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, ambos nunca utilizados até então em um carro produzido no Brasil. O estilo era inspirado nos modelos da Ford europeia como o Granada MKII, produzido na Inglaterra e o Taunus, na Alemanha.
O raríssimo exemplar GL dourado das fotos de 1990 é um dos poucos sobreviventes que ainda podemos dizer, por força de expressão, é 0 km. Afinal, nunca foi usado, apesar dos irrelevantes 560 km usados para funcionamento e manutenção do seu motor AP-1800 e do câmbio manual de cinco marchas.
Motor 1.8 do VW Santana e acabamento caprichado
![Ford Del Rey Ford Del Rey](https://www.autoo.com.br/fotos/2024/3/960_720/delreyabre8_15032024_77853_960_720.jpg)
Aliás, o conjunto motriz é o mesmo do VW Santana, graças à parceria entre as duas montadoras que originou a Autolatina, de 1987 a 1996. Mais moderno e eficiente em relação ao antigo CHT, este propulsor rendia a potência bruta de 87 cv e torque máximo de 14,28 kgfm.
Na prática, isso resultava em uma aceleração de 0 a 100 km/h em plausíveis 13,9 segundos e velocidade final acima de 150 km/h. Abastecido com gasolina, seu consumo médio da época era de pouco mais de 9 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada.
Porém, o que realmente impera até hoje no rei - ou melhor, Del Rey - é o inigualável espaço interno, conforto de sobra e do esmerado acabamento. Quem não se lembra do aconchegante veludo monocromático ou de itens como o cobiçado relógio digital de teto ou ainda do aroma característico dos carros da Ford dos anos 1990?
Outro detalhe que chama a atenção são as enormes portas da configuração de duas portas - ele também tinha a opção com quatro portas - que facilitava o acesso aos bancos traseiros sem que para isso precisasse ser um bom contorcionista.
Por todo esse saudosismo e pelo excelente estado excepcional tanto da parte externa e interna sem detalhes, o preço da raridade é de R$ 130 mil, uma viagem ao tempo que certamente para muitos colecionadores não tem preço.
![Ford Del Rey Ford Del Rey](https://www.autoo.com.br/fotos/2024/3/960_720/delreyabre2_15032024_77852_960_720.jpg)
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Recomendados por AUTOO
![Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?](https://i.ytimg.com/vi/icusRSjEAHs/hqdefault.jpg?sqp=-oaymwEcCNACELwBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLBv43UA8AiRtCZDMb-csvZCYXawXA)
Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?
5 pontos que explicam por que o veículo vende tanto até hoje![Embraer revela seu primeiro táxi-voador!](/fotos/Eve_Prototype_01-380x250.jpg)
Embraer revela seu primeiro táxi-voador!
Veículo elétrico ainda não leva pessoas e será testado em voo ainda em 2024![Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos](https://www.motoo.com.br/fotos/2024/7/296_222/royal-enfield_guerrilla-450_2024_19_17072024_60027_296_222.jpg)