Conforme anunciado pela marca, a noite desta quinta-feira (22) foi a escolhida para que o mundo conhecesse a segunda geração do Range Rover Evoque, modelo que já completava sete anos desde sua estreia. Emblemático para a marca, o Evoque não só antecipou as tendências de design que vários modelos depois dele ostentaram em suas carrocerias bem como conquistou nesse tempo 217 premiações internacionais. Em sua primeira geração, o modelo soma mais de 772.096 unidades vendidas ao redor do mundo, um feito notável para um carro premium. Aqui no Brasil, como você confere em nosso ranking, o Ranger Rover Evoque é o segundo modelo mais vendido da Land Rover, ficando só atrás do Discovery Sport. 

Arrojado desde seu lançamento em 2011, como é possível ver nas fotos (clique na imagem acima do texto para acessar a galeria) e no vídeo, o Evoque em sua segunda geração manteve grande parte do estilo geral de sua carroceria. Na dianteira, em especial nos faróis, bem como na parte traseira, com destaque para as lanternas, é possível notar uma clara inspiração no Range Rover Velar para a atualização do Evoque.

Mas não é só no estilo que o Range Rover Evoque 2020 mexeu pouco. Por baixo da carroceria o modelo mantém a mesma plataforma D8, porém revista para receber tecnologias importantes como um sistema de propulsão híbrido. Segundo a Jaguar Land Rover antecipou, ao longo de 2019 será revelada a variante híbrida plug-in do Evoque, uma evolução bem importante em termos de eficiência para o modelo. Enquanto isso, o SUV terá uma configuração mild hybrid com uma arquitetura elétrica de 48V e as opções de motores 2.0 a gasolina ou diesel da família Ingenium. Em grande parte das versões estará presente a transmissão automática de 9 marchas.

Por dentro, assim como o Velar, o novo Evoque aposta nas telas digitais para conferir um design minimalista para a cabine, que, pensando na sustentabilidade, recebe elementos com plásticos recliclados ou tecidos ecológios à escolha do cliente.

Em termos técnicos, o entre-eixos foi um pouco alongado para conferir 20 mm a mais de espaço para os joelhos dos ocupantes do banco traseiro, algo bem-vindo no modelo. O porta-malas também cresceu e pode receber até 591 litros de bagagem. Se você rebater o banco traseiro, a capacidade sobe para notáveis 1.383 litros, uma área de cargas muito boa.

No campo da tecnologia, o novo Evoque trará uma série de recursos avançados que a Jaguar Land Rover foi apresentando ao longo dos anos. Um deles, por exemplo, é o “capô transparente”, que, graças a câmeras colocadas no carro, projeta sobre o capô tudo o que se passa logo abaixo do carro, algo bem útil e prático para o uso off-road, por exemplo. Por falar no uso fora-de-estrada, a segunda geração do Evoque também conta com o sistema Terrain Response 2, que automaticamente identifica o tipo de piso no qual o carro está trafegando e realiza uma série de ajustes na tração integral, motor, câmbio, e demais componentes do veículo para que ele mantenha a melhor aderência possível na trilha. Segundo a fabricante, o novo Evoque pode, inclusive, atravessar trechos alagados de até 60 cm de profundidade.

Aqui no Brasil, a segunda geração do Range Rover Evoque será lançada no segundo semestre de 2019 e o modelo será importado de Halewood, no Reino Unido. Segundo a Jaguar Land Rover informou para o Autoo, não há previsão de nacionalizar a nova geração do Evoque. “Especificamente para o Brasil, havíamos confirmado em meados deste ano que a Jaguar Land Rover não faria investimentos extras na fábrica de Itatiaia num curto prazo. Quando começarem as vendas do novo Evoque no Brasil, a produção do Evoque atual começa a gradualmente se reduzir, para que o novo Evoque passe a ser apenas importado”, declarou a marca. 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/