O Duster, principal cartada da Renault em 2011 para o mercado nacional, já roda por estradas brasileiras. O modelo foi flagrado pela Agência Mira e Clica no interior de São Paulo acompanhado de uma equipe de filmagem. O carro será fabricado em São José dos Pinhais (PR) e seu lançamento, segundo apurou o AUTOO, está programado para setembro deste ano. A marca ainda não divulga projeções de valores sobre o novo produto.

Desenvolvido pela Dacia, a divisão romena da Renault, o Duster é um carro para os ditos mercado emergentes, como é, por exemplo, o leste europeu e o Brasil. No entanto, a versão destinada aos brasileiros será ainda mais simples. O modelo feito no Paraná terá painel com acabamento mais simples e menos recursos tecnológicos, como o controle eletrônico de estabilidade (ESP), item de segurança opcional na Europa.

O Duster nacional de entrada terá motor 1.6 flex e câmbio manual de 5 marchas. Outra opção será o 2.0, também bicombustível, que poderá ter transmissão com tração 4x2 ou 4x4. Detalhes sobre desempenho ainda são desconhecidos. Os rivais do SUV Renault será principalmente o Ford EcoSport, líder no segmento, e o Citroën Aircross.

Thiago Vinholes

|