Renault inicia montagem do Twizy no PR

Carrinho elétrico servirá apenas para estudos e trabalhos internos na usina de Itaipu

Renault Twizy: solução prática para o trânsito e poluição | Imagem: Oswaldo Palermo

Não vai ser dessa vez que veremos o Twizy circulando livremente pelo Brasil, mas já houve um avanço. A Renault começou a produzir o compacto elétrico em Foz do Iguaçu (PR), como parte do acordo de cooperação assinado entre a fabricante e a usina de Itaipu em 2013.

As primeiras 32 unidades do Renault Twizy sairão de uma área preparada no complexo hidroelétrico, que deve operar com a capacidade de um exemplar por semana sob regime SKD, parcialmente desmontados. A montagem envolve a integração do sistema de tração, bateria, motor e carroceria, com cerca de 90 peças.

Todos os modelos montados em Itaipu serão utilizados exclusivamente para estudos e trabalhos internos, dentro dos limites da unidade, além do sistema de car sharing (compartilhamento). Todo esse trabalho deve ser utilizado para a nacionalização dos componentes do veículo e, no futuro, preparar fornecedores de peças para o mercado regional, podendo ser comercializado no País.

Veja mais: Twizy se transforma em mini-carro de F1

“A nossa expectativa é que encontremos pelo menos 60% dos fornecedores (de peças) deste veículo no País. Isso é importante porque entra numa faixa boa de nacionalização, o que faz com que o preço do carro caia muito, além de gerar emprego e renda no Brasil”, afirmou chefe da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável de Itaipu, Celso Novais. 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise