Renault Kardian será mesmo páreo para VW Nivus e Fiat Pulse?

Novo SUV vai ser lançado no final de outubro e chegará às lojas no início de 2024
Projeção do Renault Kardian mostra frente moderna com faróis embutidos no para-choque

Projeção do Renault Kardian mostra frente moderna com faróis embutidos no para-choque | Imagem: Projeção Kleber Silva

A Renault vai entrar na briga com VW Nivus, Fiat Pulse e companhia com força. Portanto, já é possível adiantar que a resposta à pergunta acima é sim. O Kardian terá qualidades suficientes para disputar um lugar de destaque diante dos principais rivais. A seguir, vamos aos detalhes que mostram quais são os trunfos do modelo da marca francesa.

VEJA TAMBÉM:

Para começar, esqueça a forte ligação do portifólio da Renault no Brasil com os carros da marca romena Dacia. Agora, a aposta é em um produto um pouco mais refinado e de qualidade superior ao que vinha sendo notado no Sandero Stepway, que dará lugar do Kardian no mercado brasileiro.

Este lado mais caprichado do Kardian pode ser visto não apenas pelo visual mais moderno, sobre o qual falaremos mais adiante, mas  pelo conjunto mecânico. Conforme nossos colegas da Quatro Rodas e do site Mobiauto, o novo modelo da Renault será equipado com motor 1.0 turboflex, de três cilindros, com injeção direta de combustível. Ou seja, será um motor tão moderno  e eficiente quanto da Fiat e VW.

Outra boa notícia é que a caixa de câmbio será automatizada, de dupla embreagem, uma solução que consegue aliar trocas rápidas com conforto. Na comparação com os rivais, o Nivus tem o confiável câmbio automático de seis marchas, com conversor de torque. E a Fiat adotou o CVT para o Pulse, o que evita trancos e ajuda na economia de combustível, mas prejudica o desempenho.

Então, já ficou claro que o conjunto do Renault Kardian estará bem preparado para entrar na briga com Nivus e Pulse. Além disso, haverá bom espaço interno, inclusive no porta-malas,que deverá ficar ao redor de 380 litros, ante 370 litros do Fiat e 415 litros do VW. E as dimensões ficarão próximas dos concorrentes. Estima-se que o novo modelo terá 4,10 de comprimento, o mesmo do Fiat e um pouco menor que os 4,27 m do VW.

Traseira do Renault Kardian deverá ser lanternas arrojadas com LED e vinco na tampa do porta-malas
Traseira do Renault Kardian deverá ser lanternas arrojadas com LED e vinco na tampa do porta-malas
Imagem: Projeção Kleber Silva

O visual também deverá agradar, embora não tenha a mesma aparência de SUV com ares de cupê do Nivus, algo que vem sendo bem aceito no mercado hoje em dia. De qualquer forma, o Kardian terá elementos modernos, como a frente com luzes diurnas de LED, em posição elevada, faróis embutidos no para-choque, grade do tipo colmeia e o novo logo da Renault.

Na traseira, o Renault Kardian terá estilosas lanternas de LED em formato de C e que invadem parte da tampa do porta-malas, conforme as projeções do designer Kleber Silva. O para-choque evolvente com anteparo que imita alumínio será outro destaque do carro, bem como a capota pintada de um tim diferente da carroceria com barras para ajudar a elevar bagagem extra.

Como pode ser visto, o Renault Kardian terá condições de encarar os rivais em pé de igualdade, fabricado sobre a nova plataforma CMF-B e com um conjunto moderno. Espera-se que a central multimídia tenha conectividade, resolução e recursos compatíveis com as oferecidas pela VW e Fiat.  O confronto vai ser quente. Resta esperar até o fim do ano para saber mais detalhes sobre a novidade e como será seu desempenho no mercado em 2024. 

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise