Renault lança programa de compartilhamento de veículos na França

Conceito de carona solidária da marca utiliza o pequeno Twizy com motor elétrico

Usar o Twizy em Paris saí 11,90 euros a hora | Imagem: Renault

A Renault inaugurou na França a primeira loja Twizy Way by Renault, um programa de compartilhamento de veículos desenvolvido pela marca e implementado em colaboração com o governo da região que utiliza o pequeno Twizy.

O conceito surgiu da necessidade de soluções para a poluição e o trânsito nas zonas urbanas. Após quatro meses de testes e dois de funcionamento, a Renault solicitou uma pesquisa de satisfação ao instituto HCK (House of Common Knowledge), que mostrou que 92% das pessoas consultadas gostaram de dirigir o Twizy e aprovaram o projeto.

O período de testes também permitiu a Renault aumentar a oferta do serviço ao ampliar o seu acesso aos usuários que utilizam celulares conectados à internet. Na loja, que fica no saguão da estação de trem de Saint-Quentin-en-Yvelines em Paris, o cliente pode obter informações, contratar uma assinatura do serviço e retirar o cartão magnético que habilita o veículo, após ter feito o seu cadastro no local ou on-line.

Foram disponibilizados 50 Renault Twizy, pelo qual o usuário desembolsa  € 11,90 (cerca de R$ 32,00) por hora de uso. Um dos atrativos é poder deixar o carro onde se deseja, em qualquer ponto da área de cobertura para que outra pessoa também possa usá-lo, fator fundamental para o sucesso da proposta.

A Renault já tem planos de expansão para o Twizy Way, mas, por enquanto, o Brasil está fora. Sem nenhum tipo de incentivo do governo brasileiro, o carrinho francês poderia chegar aqui com preço de carrão.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!