Após anos sem grandes emoções, a disputa pelas vendas de veículos no Brasil esquentou. Se antes algumas posições eram consolidadas hoje nada é garantido, até mesmo a liderança da Chevrolet. Mas é no pelotão intermediário que se notam as maiores variações.

Vejam o caso da Ford, marca que dormia na 4ª colocação há décadas mas que despencou para o 6º lugar em 2016 para se recuperar no ano passado. Em 2018, no entanto, a ameaça é outra: a Renault.

Os franceses experimentam um crescimento consistente nos últimos meses, motivado em grande parte pelo compacto Kwid. Lançado há seis meses, o sucessor do Clio viveu altos e baixos, mas agora parece ter encontrado seu patamar, em torno de 6 mil unidades.

É um volume grande, porém, abaixo do que já conseguiu o Sandero no ano passado. O hatch derivado do Logan chegou a emplacar 9 mil carros em junho de 2017, nível hoje que poucos modelos conseguem, com o mercado pulverizado e sem grandes fontes de financiamento.

Mas a Renault não é apenas o Kwid. O próprio Sandero voltou a ter um desempenho melhor após meses minguados. O Logan mantém uma parcela respeitável do segmento de sedãs compactos e desde 2017 a montadora possui três modelos que a representam entre os SUVs e picapes, o Captur, Oroch e o veterano Duster. Juntos eles já acumulam 14,7 mil unidades vendidas este ano, que somadas às boas vendas da líder Ducato entre as vans colocou a Renault pela primeira vez acima das 20 mil unidades emplacadas em abril.

Cliente final, afinal

As boas vendas do Kwid em abril (5º no ranking geral) fazem crer que o compacto possa ter sido alvo de vendas diretas para locadoras e empresas. Embora seja comum ver exemplares com escadas no teto, na função de veículos de companhias telefônicas, o Kwid na verdade começou 2018 com uma participação impressionante de clientes finais, ou seja, pessoas físicas.

 

Dos 20,3 mil carros vendidos, apenas 2,7 mil foram vendas diretas. É uma participação mais baixa que a do HB20, modelo que não costuma buscar volume nessas negociações agressivas (apenas 15,6% das vendas). Em carros mais populares como o Onix e o Ka esse índice é bem maior: 33,9% e 42,4%, respectivamente. O Gol, por exemplo, depende basicamente disso para emplacar, afinal nada menos que 58,9% dos interessados foram pessoas jurídicas.

Outro sintoma de que o Kwid atraiu os olhares do consumidor é o fato de a versão intermediária Zen responder por 55% enquanto a Life, de entrada, ter atraído apenas 6% dos clientes entre janeiro e março.

O desempenho de abril fez a Renault se aproximar da Toyota, Hyundai e Ford no acumulado do ano. Não será surpresa se a marca francesa repetir o feito e tomar o 4º lugar da Ford em 2018, mas como o mercado está mais imprevisível melhor esperar até o último dia útil do ano.

 
 
Volkswagen Gol 2017
 
Volkswagen Gol 2017
Volkswagen Gol 2017
Ford Ka 2018
 
Ford Ka 2018
Ford Ka 2018
Renault Kwid 2018
 
Renault Kwid 2018
Renault Kwid 2018
Fiat Strada 2018
 
Fiat Strada 2018
Fiat Strada 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Renault Sandero 2018
 
Renault Sandero 2018
Renault Sandero 2018
Chevrolet Onix 2018
 
Chevrolet Onix 2018
Chevrolet Onix 2018
Chevrolet Prisma 2018
 
Chevrolet Prisma 2018
Chevrolet Prisma 2018
Hyundai HB20 2018
 
Hyundai HB20 2018
Hyundai HB20 2018
Toyota Corolla 2019
 
Toyota Corolla 2019
Toyota Corolla 2019
 
 
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/