Sucessor do Volvo XC90 deverá ser o SUV mais seguro do mundo

Novidade está prevista para estrear em 2022
Volvo Concept Recharge: inspiração para o sucessor do XC90

Volvo Concept Recharge: inspiração para o sucessor do XC90 | Imagem: Divulgação

Se existe um projeto que vale acompanharmos de perto no segmento premium, essa novidade certamente é o sucessor do atual Volvo XC90, o SUV de maior porte da marca sueca.

Aos poucos alguns veículos da imprensa especializada europeia e chinesa vão apurando mais informações sobre o projeto e a perspectiva para o que vamos encontrar na evolução completa do SUV é cada vez mais animadora.

Da China, algumas notícias sinalizam que o sucessor do Volvo XC90 será um modelo tão radicalmente novo que até uma nova designação está sendo considerada para ele.

É cogitado nos bastidores que o nome Embla, referência à primeira mulher segundo a mitologia nórdica, poderia figurar como o batismo para o sucessor do XC90.

Aliás, é provável que a Volvo troque o formato atual de nomenclatura de seus modelos (XC40, S60, etc.) por um estilo de identificação mais convencional. 

Se o nome de fato for escolhido para o SUV, vale destacar que a expectativa é que caberá ao Embla inaugurar uma nova plataforma para veículos totalmente elétricos da Volvo. A produção do modelo ocorrerá nos EUA (Ridgeville Factory, na Carolina do Sul) e a estreia ficará para 2022. 

A previsão é que o protótipo Concept Recharge seja uma boa antecipação do que podemos esperar para o visual do futuro Embla/novo XC90. 

Propulsão completamente elétrica permite um aproveitamento de espaço superior
Propulsão completamente elétrica permite um aproveitamento de espaço superior
Imagem: Divulgação

O futuro produto deverá compartilhar com o XC90 atual a capacidade de transportar até 7 passageiros, sendo que a propulsão completamente elétrica vai conferir ao Embla uma cabine com espaço interno e conforto de sobra para todos os ocupantes. 

Por fim, a expectativa é que o sucessor do XC90 conte com uma combinação do que existe de mais avançado em termos de tecnologia para evitar acidentes, fazendo dele o SUV com o nível de segurança mais alto do mundo, atributo sempre perseguido pela Volvo. 

Entre as tecnologias, podemos elencar a presença de sensores LiDAR de última geração, inteligência artifical, direção autônoma, além de constantes atualizações remotas de todo o sistema de gerenciamento, aprimorando o funcionamento do conjunto ao longo do tempo. 

Assim como a Mercedes-Benz foi autorizada a colocar no mercado neste ano, a previsão é que o sucessor do XC90 introduzirá na linha Volvo o Highway Pilot, sistema que oferecerá condução autônoma em rodovias dentro de regiões permitidas desde que respeitadas algumas condições. 

Logo, é possível constatar que, no disputado segmento de SUVs premium de maior porte, a Volvo contará com um representante muito competitivo a partir do próximo ano. Para quem está de olho em um veículo da categoria, talvez um pouco de paciência pela estreia do SUV poderá ser algo recompensador. 

Volvo Concept Recharge: inspiração para o sucessor do XC90
Volvo Concept Recharge: inspiração para o sucessor do XC90
Imagem: Divulgação