SUV elétrico da Nissan bate recorde ao ir do Polo Norte ao Polo Sul

Casal viaja junto e percorre quase 30 mil km no modelo da marca japonesa
Nissan Ariya

Nissan Ariya | Imagem: Divulgação

O casal Chris e Julie Ramsey entra para o Livro dos Recordes ao concluir a inédia viagem do Polo Norte ao Polo Sul com o SUV elétrico Nissan Ariya. Trata-se da primeira vez que um carro elétrico consegue esse feito. Foram percorridos quase 30 mil km, distância que precisou de 10 meses para ser completada em condições nada favoráveis.

VEJA TAMBÉM:

Para conseguir essa proeza o casal começou a planejar tudo em 2017, depois de terem encarado mais de 10 mil km em um Nissan Leaf durante o Rali da Mongólia. Entre outras providências, o SUV elétrico Ariya recebeu uma série de modificações, entre as quais uma suspensão reforçada, o que deixou o  carro mais alto. 

Além disso, os pneus originais foram trocados por outros para uso em condições extremas, com 39 polegadas de diâmetro. E para abrigar esse conjunto gigante os para-malas foram redesenhados e ficaram enormes. Entretanto, tanto o conjunto mecânico quanto as baterias não mudaram. 

Nissan Ariya
Nissan Ariya e o casal aventureiro Chis e Julie Ramsey em terras geladas nunca percorridas por um SUV elétrico
Imagem: Divulgação

E quanto ao carregamento? Bem, a Nissan preferiu não dar detalhes sobre esse assunto, mas isso não foi nada fácil. Imagine o que o casal passou...Até tomada de banheiro serviu para carregar o SUV. Também utilizaram painéis solares e uma turbina eólica extensível quando estavam longe da civilização.

Chris disse: “Não acredito que estamos no Pólo Sul. Depois de tantos anos de planejamento, não parece real. Sempre tive plena confiança nas incríveis capacidades dos veículos elétricos e sabia que o nosso Nissan Ariya enfrentaria tudo o que fosse apresentado.” Sua esposa repetiu esse sentimento, dizendo que foi uma “jornada incrível”.

O Nissan Ariya original vem equipado com dois motores, sendo um em cada eixo, para garantir a tração integral. Ambos rendem 394 cv de potência e 61,2 kgfm de torque, números suficientes acelerar 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. 

A bateria tem 87 kWh de capacidade, o que renderia até 610 km de autonomia. Porém, as modificações e as variações de temperatura no trajeto reduziram bastante isso e o carro ficou com alcance máximo de 400 km.

Nissan Ariya
Nissan Ariya teve ajuda dos enormes pneus de 39 polegadas para vencer os obstáculos pelo caminho
Imagem: Divulgação

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!