Tecnologia: Mercedes-Benz apresenta o seu volante capacitivo

Novidade vai estrear em breve no Classe E; entenda os diferenciais
Detalhe do novo volante capacitivo da Mercedes-Benz que estreia no Classe E

Detalhe do novo volante capacitivo da Mercedes-Benz que estreia no Classe E | Imagem: Divulgação

Com o surgimento de assistentes de condução mais avançados e a eletrônica a bordo ganhando um enorme espaço nos veículos atuais, operar todos esses sistemas de forma descomplicada pode ser um desafio.

Pensando em facilitar a vida dos motoristas e colaborar com a segurança na condução, a Mercedes-Benz apresentou nesta quarta-feira (6) seu inédito volante capacitivo. A novidade está prevista para estrear no verão europeu cabendo ao Classe E introduzir a tecnologia no mercado.

Além do uso de materiais premium, o volante capacitivo traz como um de seus destaques o sensor de duas zonas no aro da peça, que tem a função de perceber se o motorista está com as mãos posicionadas no volante. O recurso é interessante em especial quando o carro trafega com recursos como o piloto automático adaptativo com o assistente de permanência na faixa de rodagem ativo. Hoje os carros com o recurso precisam sentir o “peso” das mãos no volante para seguir operando. Com o volante capacitivo, por sua vez, os sensores instalados no aro do volante garantem a presença ou não das mãos do condutor no local de uma forma bem mais precisa.

Outro ponto realçado pela Mercedes-Benz é que os controles para as demais funções do volante multifuncional passam a operar de forma capacitiva, com isso eliminando teclas ou botões físicos. A vantagem, explica a fabricante alemã, é tornar a operação do volante mais próxima com a de um smartphone, inclusive adotando símbolos semelhantes aos dos aparelhos de comunicação móvel e controle de algumas funções por gestos.

De acordo com a Mercedes, o sistema reconhece automaticamente onde está o dedo do motorista no volante e as peças sensíveis ao toque foram projetadas para suportar temperaturas acima de 100º C.

Um pouco de história

Até chegarmos ao volante capacitivo desenvolvido pela Mercedes, a história da peça registra um longo processo de evolução.

Enquanto os primeiros veículos motorizados utilizavam apenas uma haste para direcionar as rodas, o engenheiro francês Alfred Vacheron é considerado o inventor do volante como o conhecemos.

Ele foi pensado por Vacheron para o Panhard & Levassor com que participou da primeira corrida automotiva do mundo, ocorrida de Paris a Rouen em 1894. Como é facilmente notado hoje em dia, o volante permitiu um controle direcional muito superior ao automóvel, algo fundamental para a condução em altas velocidades.

A partir daí o volante foi se tornando cada vez mais sofisticado. Nos anos 1950 foi a vez da introdução do câmbio na coluna de direção, liberando mais espaço para os ocupantes. Pensando na segurança, na década de 1960 foi a vez da introdução da coluna de direção deformável, que evitava ferimentos mais graves ao motorista em caso de acidente.

Em dezembro de 1975, por sua vez, o volante recebeu um avanço importante para o conforto com o introdução do controlador de velocidade (piloto automático). Em 1981, o volante recebe um aliado fundamental para levar a segurança passiva a um novo patamar. Estamos falando do primeiro airbag instalado em um automóvel.

No fim da década de 1990, mais precisamente em 1998, o volante multifuncional estreou no Mercedes-Benz Classe S.

Um pouco de história: acima o volante do Mercedes Simplex
Um pouco de história: acima o volante do Mercedes Simplex
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa