Tiggo 4 e Tiggo 7: o que esperar dos novos SUVs da Chery no Brasil

Modelos serão lançados em novembro junto com o sedã Arrizo 5
Chery Tiggo 4 2018

Chery Tiggo 4 2018 | Imagem: Divulgação

Desde o lançamento do Tiggo 2 no Brasil, os executivos da CAOA Chery sempre deixaram claro que a nova empresa tinha nos planos o lançamento de mais três modelos fabricados em nosso país ainda neste ano.

Após muitos rumores, a marca finalmente confirmou quais serão eles. Como não poderia ser diferente, em especial pelo momento em que os SUVs tomam a dianteira na preferência dos brasileiros, a CAOA Chery vai mirar suas atenções para o segmento. A gama vai ganhar o reforço dos modelos Tiggo 4 e Tiggo 7 a partir de novembro, com a apresentação das novidades ao público no Salão de São Paulo, bem como eles também ganharão a companhia do sedã Arrizo 5, modelo há muito tempo cogitado para o país.

Tiggo 4 mira os SUVs compactos

Na China, a Chery apontou o Tiggo 4 como um “produto-chave” em seu novo plano estratégico chamado de Chery Strategy 2.0 Era, onde promete melhorar o posicionamento da marca ao redor do mundo com automóveis mais destacados.

Para isso, a Chery projetou o Tiggo 4 em conjunto com uma nova plataforma modular chamada T1X, que promete melhorar os níveis de segurança, comportamento dinâmico e ruído do modelo. Fato é que o Tiggo 4 traz algumas soluções bem interessantes para a categoria hoje dominada por Honda HR-V, Nissan Kicks, dentre outros. O Tiggo 4, por exemplo, conta com suspensão independente nas 4 rodas e configuração multibraço nas rodas traseiras, algo bem raro no segmento.

Seguindo a cartilha chinesa, o Tiggo 4 deverá entregar um pacote de equipamentos que promete agradar muita gente. O preço, na mesma medida, deverá ser competitivo. Em versões mais caras e completas na China, o Tiggo 4 conta até mesmo com teto solar panorâmico, 6 airbags, controles de tração e estabilidade, central multimídia com tela de 9”, além de vários outros recursos. Vamos ver qual será o posicionamento de mercado que a CAOA Chery dará ao Tiggo 4 brasileiro.

O modelo conta com 4,33 m de comprimento, 2,63m de entre-eixos e 1,64 m de altura. A largura declarada pela Chery é de 1,83 m, mas a fabricante não especifica, contudo, se engloba os retrovisores. Se a largura em questão for apenas da carroceria, podemos esperar um modelo bem espaçoso. Apenas como comparação, um Honda HR-V tem 4,29 m de comprimento, 2,61 m de entre-eixos. Pelo menos na China, o Tiggo 4 pode receber até rodas aro 18” em suas versões mais sofisticadas.

Se falta uma certa expertise aos chineses na concepção dos automóveis, a Chery destaca que contou com a experiência dos ingleses da Lotus no acerto do comportamento dinâmico e estrutural do Tiggo 4. Uma referência que, sem dúvida, dispensa apresentações.

Ponto positivo do Tiggo 4 vai para seu conjunto mecânico, que promete ser bem eficiente. Na China o SUV conta com duas opções de propulsores, um 2.0 16V aspirado e um interessante 1.5 turbo que entrega até 146 cv de potência e 21,4 kgfm de torque. A unidade sobrealimentada pode trabalhar em conjunto com uma caixa de dupla embreagem de 6 marchas. Com isso, caso a CAOA Chery opte por aplicar esse conjunto no Tiggo 4 nacional certamente ele se tornaria bem competitivo.

Tiggo 7 é a opção para quem quer mais espaço

O Tiggo 7 compartilha muitos detalhes com o Tiggo 4, começando com a plataforma T1X e o amplo uso de aços de alta resistência, incluindo peças com o material metálico conformado a quente, que eleva consideravelmente o ganho em rigidez, resultando em mais segurança e benefícios ao comportamento dinâmico de maneira geral.

O Tiggo 7, por sua vez, vai buscar os clientes de SUVs médios que querem um modelo com porte mais avantajado e bom espaço interno. Com isso, podemos esperar um modelo que gravite na faixa ligeiramente acima dos R$ 100.000, onde hoje o Jeep Compass reina absoluto aqui no Brasil.

E ninguém poderá reclamar do tamanho do Tiggo 7. De um para-choque a outro o modelo terá 4,50 m de comprimento, com 2,67 m de entre-eixos, 1,83 m de largura e 1,67 m de altura. Se colocado ao lado de um Compass, o Tiggo 7 é bem maior já que o Jeep tem 4,41 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos. A Chery, de qualquer forma, faz questão de destacar que o Tiggo 7 entrega bom nível de espaço interno, algo que suas dimensões nos levam a crer que é algo bem plausível. Vamos conferir de perto quando o modelo for revelado em terras brasileiras.

No campo da mecânica, o Tiggo 7 também conta com as opções 2.0 16V aspirada e 1.5 turbo. A unidade sobrealimentada pode trabalhar em conjunto com um câmbio manual ou de dupla embreagem. Para o 2.0 16V, a Chery adota uma caixa automática CVT buscando a maior economia de combustível possível. O motor, ao que tudo indica, tem origem na própria Chery enquanto as transmissões são fornecidas por grandes sistemistas globais como é o caso da Aisin. 

Em relação aos equipamentos, o Tiggo 7 compartilha muitos recursos vistos no Tiggo 4, como o teto solar panorâmico, e acrescenta itens como o sistema de câmeras 360º, faróis com iluminação xenon e um chamativo revestimento interno de couro com uma tonalidade marrom-alaranjada.

Mais uma vez, dependendo do preço com o qual a CAOA Chery resolva lançar o Tiggo 7 no mercado ele promete ao menos incomodar a concorrência, hoje em grande parte liderada pelo Jeep Compass e modelos cada vez mais fortes que despontam na categoria como o Peugeot 3008, Chevrolet Equinox, dentre outros.

Estabelecendo uma nova época para os carros chineses, que passam a contar com um desenvolvimento mais avançado e trazendo evoluções consideráveis na qualidade dos projetos, fabricação e até mesmo no design, os modelos nascidos na China prometem surpreender. Vamos acompanhar de perto e, quando eles chegarem às concessionárias, traremos uma avaliação completa aqui no Autoo!

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