Toyota anuncia recall mundial para 1 milhão de carros

Airbags de modelos como o Corolla podem ser acionados inadvertidamente

O Corolla é um dos envolvidos no recall | Imagem: Toyota

E o fantasma dos recalls de grandes proporções volta a assombrar a Toyota. A marca japonesa anunciou nesta quarta-feira (30) um chamado de revisão de emergência mundial para 1,1 milhão de carros para reparar os airbags que podem ser acionados de forma intencional. De todo volume convocado, 752 mil unidades estão nos Estados Unidos, com modelos como o Corolla e o hatch Corolla Matrix.

Segundo explica a marca, um chip no sistema do airbag pode receber interferência elétrica de outras partes do veículo e acionar as bolsas infláveis sem necessidade.

Para evitar a possível falha no equipamento de segurança a Toyota vai instalar um filtro de sinal elétrico no módulo de controle dos airbags dos veículos chamados para o recall.

Veja mais: Toyota retoma liderança no mercado mundial

Até o momento, segundo divulgou a montadora, foram registrados 18 casos de incidentes com o airbags acionado inadvertidamente, causando ferimentos leves nos ocupantes dos carros.

Paralelo ao chamado para revisão dos airbags, a Toyota também anunciou outro grande recall para sua divisão luxo Lexus. Devido a um problema no limpador do parabrisa, que pode falhar, a marca vai revisar 385 mil modelos IS, de todas as séries, dos quais 270 mil, novamente, estão concentrados nos EUA.

A divisão nacional da Toyota ainda não comentou sobre a possibilidade de recall do mesmo tipo em carros no Brasil.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!